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The construction of the political-pedagogical project of country schools located in the municipalities of the south coast identity territory of Bahia||A construção do projeto político-pedagógico das escolas do campo localizadas nos municípios do território de identidade litoral sul da Bahia: contribuições teórico-práticas
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Metadados
Descrição
This article presents an excerpt from a research that aims to reflect on the collective process of building the Political-Pedagogical Project for rural schools and city schools that receive students from the countryside and present suggestions for the possible conditions necessary for its implementation in the scope of these. The research focused on the following question: What should the PPP construction process be like for rural or city schools that receive rural students? The research has a descriptive and exploratory character, using Historical-Dialetic Materialism (MHD) as its method of analysis. The methodology used involved bibliographical research, website materials, scientific articles, master's dissertations and doctoral theses, documentary analysis such as decrees, laws, ordinances, data collected through semi-structured interviews and focus group techniques. The locus of the research is the municipalities of Barro Preto, Itabuna, Itajuípe, Jussari and São José da Vitória, all in Bahia. The research revealed that the process of preparing the PPP, although complex, is at the same time innovative and emancipatory, as this process, if developed in a participatory, collective, decentralized way, provides significant learning opportunities for those involved in the study and implementation of this instrument. of democratic management. Its relevance lies in the mobilization of the main actors involved in the search for alternatives to achieve the construction of identity, school autonomy, its relationships with the daily life of the community and school success.||Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa que tem como objetivo refletir sobre o processo coletivo de construção do Projeto Político-Pedagógico para as escolas do campo e escolas da cidade que recebem alunos do campo e apresentar sugestões para as possíveis condições necessárias à sua efetivação no âmbito destas. A pesquisa centrou na seguinte indagação: Como deve ser o processo de construção do PPP da escola do campo ou da cidade que recebe alunos do campo? A pesquisa tem caráter descritiva e exploratória, tendo como método de análise o Materialismo Histórico-Dialético (MHD). A metodologia utilizada envolveu a pesquisa bibliográfica, materiais de web sites, artigos científicos, dissertações de mestrados e teses de doutorados, análises documentais como decretos, leis, portarias, dados coletados por meio da entrevista semiestruturada e técnica de grupo focal. O lócus da pesquisa são os municípios de Barro Preto, Itabuna, Itajuípe, Jussari e São José da Vitória, todos na Bahia. A pesquisa revelou que o processo de elaboração do PPP, embora seja complexo, ao mesmo tempo é inovador e emancipatório, pois este processo, se desenvolvido de forma participativa, coletiva, descentralizada oportuniza um aprendizado significativo para os envolvidos no estudo e na efetivação deste instrumento de gestão democrática. A sua relevância está na mobilização dos principais atores envolvidos na busca de alternativas para alcançar a construção da identidade, da autonomia da escola, de suas relações com o cotidiano da comunidade e o sucesso escolar.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Bahia
Autor
Santos, Edjaldo Vieira dos | dos Santos, Arlete Ramos
Data
22 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3245 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51.pp127-148
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Edjaldo Vieira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 19 n. 51 (2024): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 127-148 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto resultado de pesquisa