-
The Crow: the shadows of expressionism as an atmosphere of fear||O Corvo: as sombras do Expressionismo como atmosfera do medo
- Voltar
Metadados
Descrição
It intends to analyze the comic book The Crow, published by Diário Macabro, with script and illustrations by Leander Moura. The famous poem by Edgar Allan Poe deals with the mysterious visit of a talking crow to a man who mourns the loss of his beloved and gradually goes mad. The adaptation for comics is depicted in a melancholic, disturbing setting, highlighted in black and white, inspired by the atmosphere of expressionism, resulting in a frightening cadence of images, covered in nuances and shadows. The comic allows the questioning of how Poe's horror and mystery stories, which often explore themes such as death, insanity, and guilt, can be analyzed as a metaphor for the language of expressionist cinema. How the adaptation of Edgar Allan Poe's work and the contrast in chiaroscuro make the atmosphere conducive to feelings of fear on the part of the reader is addressed. In order to achieve the desired critical analysis, the theoretical framework of Sigmund Freud, Linda Hutcheon and Marcel Martin are used.||Analisa a história em quadrinhos O Corvo, publicada pela Editora Diário Macabro, com roteiro e ilustrações de Leander Moura. O célebre poema de Edgar Allan Poe aborda a visita misteriosa de um corvo falante a um homem que lamenta a perda de sua amada e vai enlouquecendo aos poucos. A adaptação para os quadrinhos é retratada em um cenário melancólico, perturbador, realçado em preto e branco, inspirado na atmosfera do expressionismo, resultando em uma cadência assustadora de imagens, cobertas por nuances e sombras. A história em quadrinhos permite questionar como as histórias de terror e mistério de Poe, que muitas vezes exploram temas como a morte, a insanidade e a culpa, podem ser analisadas como uma metáfora da linguagem do cinema expressionista. Aborda como a adaptação da obra de Edgar Allan Poe e o contraste em claro-escuro tornam a atmosfera propícia aos sentimentos de medo por parte do leitor. Para alcançar a análise crítica almejada, utiliza-se o referencial teórico de Sigmund Freud, Linda Hutcheon e Marcel Martin.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lopes, Alessandra Hypolita Valle Silva
Data
27 de março de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/219546 | 10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219546
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo) | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219546 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219546 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219546 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e219546 | 2316-9877
Assuntos
Comics | Adaptation | Edgar Allan Poe | The Raven | Expressionism | História em quadrinhos | Adaptação | Edgar Allan Poe | O Corvo | Expressionismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion