Descrição
The Cuban body, politicized in its acting, is traversed by memory. A species of actual representation of political events that have their roots in the past. A "keloid`s performance” that unveils the scars of the Cubanity and makes possible us to think the physical constitution of their complex social relations. The Performance Studies allows us approach then to the corporeality of Cuban social sceneries that interweave a multiplicity of differences. It enables us to perceive the mobility of this body in scenes of adequacy, resistance or subversion when facing the dominant logics of outside and inside of Cuba. This is our potential of obedience or revolution.||O corpo cubano, politizado em seu desempenho, está atravessado pela memória. Uma espécie de encenação atual de eventos políticos que têm suas raízes no passado. Uma performance do "quelóide" que desvela as cicatrizes da cubanidade e nos permite pensar a constituição física de suas complexas relações sociais. Os estudos da performance possibilitam trazer-nos então à corporalidade de cenários sociais cubanos que entretecem uma multiplicidade de diferenças. Nos facilita perceber a mobilidade desse corpo em cenas de adequação, resistência ou subversão frente às lógicas dominantes de fora e de dentro de Cuba. É nosso potencial de obediência ou revolução. ||O corpo cubano, politizado em seu desempenho, está atravessado pela memória. Uma espécie de encenação atual de eventos políticos que têm suas raízes no passado. Uma performance do "quelóide" que desvela as cicatrizes da cubanidade e nos permite pensar a constituição física de suas complexas relações sociais. Os estudos da performance possibilitam-nos acercar-nos então à corporalidade de cenários sociais cubanos que entretecem uma multiplicidade de diferenças. Nos facilita perceber a mobilidade desse corpo em cenas de adequação, resistência ou subversão frente às lógicas dominantes de fora e de dentro de Cuba. É nosso potencial de obediência ou revolução.