-
The development of Computational Thinking Supported by Thesis Debate||El desarrollo del Pensamiento Computacional Apoyado por el Debate de Tesis||O desenvolvimento do Pensamento Computacional Apoiado pelo Debate de Teses
- Voltar
Metadados
Descrição
The development of computational thinking skills facilitates problem solving. A study involving computational thinking and pedagogical architecture was carried out with technical high school students to see if they used the pillars of computational thinking in their interactions with the Thesis Debate software. To this end, an applied field study with a qualitative approach was carried out, based on a workshop with seven synchronous and asynchronous meetings. The content was analyzed based on the interactions in the Thesis Debate software. The research observed evidence of the use of computational thinking in the composition of written texts, from the initial argument to the final version. The results showed that the use of Thesis Debate has the potential to support the development of computational thinking in an interdisciplinary way.||El desarrollo de habilidades de pensamiento computacional facilita la resolución de problemas. Se llevó a cabo un estudio sobre pensamiento computacional y arquitectura pedagógica con estudiantes de bachillerato técnico para comprobar si utilizaban los pilares del pensamiento computacional en sus interacciones con el software Thesis Debate. Para ello, se realizó un estudio de campo aplicado con enfoque cualitativo, basado en un taller con siete encuentros sincrónicos y asincrónicos. El contenido se analizó a partir de las interacciones en el software Tesis Debate. La investigación observó evidencias del uso del pensamiento computacional en la composición de textos escritos, desde la argumentación inicial hasta la versión final. Los resultados mostraron que el uso de Thesis Debate tiene el potencial de apoyar el desarrollo del pensamiento computacional de forma interdisciplinar.||O desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional é um facilitador na resolução de problemas. Um estudo envolvendo pensamento computacional e arquitetura pedagógica foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio Técnico para verificar se usaram os pilares do pensamento computacional nas interações do software do Debate de Teses. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, a partir de uma oficina com sete encontros síncronos e assíncronos. A análise do conteúdo ocorreu a partir das interações no software do Debate de Teses. A pesquisa observou indícios do uso do pensamento computacional na composição dos textos escritos desde a argumentação inicial até sua versão final. Os resultados sinalizaram que a utilização do Debate de Teses tem potencial para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional de forma interdisciplinar.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ribeiro, Claudiane Figueiredo | Silva, Francisco Xavier da | Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva | Menezes, Crediné Silva de
Data
31 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/57218 | 10.23925/1809-3876.2024v22e57218
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e57218 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e57218 | 1809-3876
Assuntos
computational thinking | thesis debate | pedagogical architecture | pensamiento computacional | debate de tesis | arquitectura pedagógica | pensamento computacional | debate de teses | arquiteturas pedagógicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion