-
The dialogical poetics of song: a conceptual reflection based on the Bakhtinian framework||A poética dialógica da canção: uma reflexão conceitual a partir do referencial bakhtiniano
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this article is to discuss the concepts of poetics proposed by the authors of the Bakhtin’s Circle, who are: Sociological Methodology (Volochinóv), the Formal Method (Medviédev) and dialogical poetics (Bakhtin). The methodology will consist of analyzing the differences and similarities between the parameters that underlie the thinking of each theory regarding poetics and their relationships with their own worldviews and philosophical theories, for example: the expression generated from ideology in the case of the author Volóchinov, the concept of work as data external to consciousness in the formalist view and shaped from Medviédev’s criticisms; and poetics in a dialogical, open and participatory form in Bakhtin’s vision given in the example of Dostoievski’s polyphonic novel and glimpsed here in the musical field, more specifically in song. As a partial result, we intend to show why the Bakhtinian vision seems more complete about a theory of dialogical poetics, based on the creative act as a choice and not on a pre-established aesthetic adequacy, disseminated in the means of expression through a complex relationship between forces and with performance as the solidification of this creative process, as well as perception and fruition also acting in the poetic process. This last argument seems to be the main path of the theoretical contribution of the thesis in progress, which has as its main objective the creation of a system of analysis of the creative processes of song through the poetic activity of guitarist composers||A proposta deste artigo é discutir os conceitos de poética propostos pelos autores do Círculo de Bakhtin, sendo eles: a Metodologia Sociológica (Volóchinov, 2006), análise e crítica do Método Formal (Medviédev, 2012) e a poética dialógica (Bakhtin, 2015). A metodologia se constituirá da análise das diferenças e semelhanças entre os parâmetros que fundamentam o pensamento de cada teoria a respeito da poética e suas relações com as próprias cosmovisões e teorias filosóficas, por exemplo: a expressão gerada a partir da ideologia no caso do autor Volóchinov, o conceito de obra como dado exterior à consciência na visão formalista e analisada criticamente por Medviédev; e a poética na forma dialógica, aberta e participativa na visão de Bakhtin dada no exemplo do romance polifônico de Dostoiévski e aqui vislumbrado no campo musical, mais especificamente na canção. Como resultado parcial pretendemos demonstrar porque a visão bakhtiniana parece-nos mais completa no que diz respeito a uma teoria da poética dialógica, pautada no ato criativo como escolha e não à uma adequação estética pré-estabelecida, difundida nos meios de expressão através de uma complexa relação entre forças e tendo a performance como a corporificação deste processo criativo, bem como a percepção e a fruição atuando também no processo poético. Este último argumento parece ser o caminho mais produtivo para uma análise dos processos criativos da canção através da atividade poética de composições para violão e canto.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fujiyama, Laís Domingues | Teixeira, William
Data
21 de outubro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/100928 | 10.5007/2175-7917.2024.e100928
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Laís Domingues Fujiyama, William Teixeira | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 29 (2024); 01-10 | Anuário de Literatura; v. 29 (2024); 01-10 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Poética dialógica | Bakhtin | Metodologia Sociológica | Método Formalista | Dialogical Poetics | Bakhtin | Sociological Methodology | Formalist Method
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares