-
THE DIONYSOS’ MYTHICAL DRAMA: BETWEEN THE INTOXICATING RAPTURE AND SACRED LYRICISM||O DRAMA MÍTICO DE DIONISO: ENTRE O ÊXTASE EMBRIAGADOR E O LIRISMO SAGRADO
- Voltar
Metadados
Descrição
This article outlines the trajectory of Dionysos’ myth, the deity of intoxicating ecstasy and the sacred lyricism, and investigates what distinguish as sacred Dionysian that goes beyond the limits authoritative by moderate Apollo, as well as the rudiments of ritualistic dances and the beginning of the Greek theater . For this, retraces the path of Dionysus in ancient times, exploring the imagery of creation and its various expressions ground of the mythology, the symbolism, rituals and art as conditions for its survival in Classical Greece. The main objective is to demonstrate the syncretic plot of the symbology of these elements in different cultural expressions which are rooted and originate decisions and actions that shape the boundaries between objectivity and subjectivity in the conception of artistic materiality, placing this in the transcendent area that is transfigured in real. In this discussion, it addresses the aspect of Dithyramb and agrarian rituals that revive symbolism, imagery and resignify archaic myths that reactualized and vivify prehistoric rituals in contemporary times. ||Este artigo delineia a trajetória do mito de Dioniso, a divindade do êxtase embriagador e do lirismo sagrado, e investiga o que distinguimos como sagrado dionisíaco que vai além dos limites abalizados pelo moderado Apolo, bem como rudimentos de danças ritualísticas e o início do teatro grego. Para isso, refaz o caminho de Dioniso na antiguidade, explorando o imaginário da criação e suas diversas expressões fundamentando-se na mitologia, no simbolismo, nos rituais e na arte como pressupostos da sua sobrevivência na Grécia Clássica. O principal objetivo é demonstrar a trama sincrética da simbologia desses elementos nas diferentes expressões culturais onde se enraízam e se originam decisões e atos que configuram as fronteiras entre a objetividade e a subjetividade na concepção da materialidade artística, situando esta na zona transcendente que se transfigura no real. Nesta discussão, aborda-se o aspecto do Ditirambo e de rituais agrários que revivem o simbolismo, o imaginário e ressignificam os mitos arcaicos que se reatualizam e vivificam rituais pré-históricos na contemporaneidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Freitas Bonetti, Maria Cristina
Data
11 de outubro de 2016
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43680 | 10.5216/ac.v2i2.43680
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Arte da Cena (Art on Stage)
Fonte
Art on Stage Journal; Vol. 2 No. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 140-160 | Arte de la Escena; Vol. 2 Núm. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 140-160 | Arte da Cena (Art on Stage); v. 2 n. 2 (2016): Políticas e Economias do Mundo das Artes; 140-160 | 2358-6060
Assuntos
Dionysos | Myth | Dithyramb | Greek Theatre | Rituals | Sacred Dances. | Dioniso | Mito | Ditirambo | Teatro Grego | Rituais | Danças Sagradas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion