-
The documentary Cave of Forgotten Dreams: activities in the formation of physics teachers||O documentário A caverna dos sonhos esquecidos: atividades na formação de professores de física
- Voltar
Metadados
Descrição
In this study we developed a set of activities with four undergraduates of a physics course using the documentary Cave of forgotten dreams, produced and directed in 2010 by Werner Herzog. In these activities we discussed why the use of carbon-14 dating in the cave paintings depicted in this documentary has impacted the archaeological field. In addition, we problematize some elements of the reading of images and the narrative of this documentary. The information was collected through video recordings and the written production of the undergraduates. The analysis was based on the notions and principles of Discourse Analysis through texts of Eni Orlandi published in Brazil. We noted that, in the student’s view, the use of documentaries in the classroom is associated with the idea of visualization, reinforcement, and illustration. However, during the activities, we highlighted their intention of critically reading the moving images and the narrative contained in the documentary.||Neste trabalho desenvolvemos um conjunto de atividades com quatro licenciandos de um curso de física utilizando o documentário A caverna dos sonhos esquecidos, do diretor alemão Werner Herzog, produzido em 2010. Nessas atividades, discutimos por que o uso da datação por carbono 14 nas pinturas rupestres retratadas no documentário causou impacto na área arqueológica. Além disso, problematizamos alguns elementos da leitura de imagens e a narrativa desse documentário. A coleta de informações se deu por meio de gravações em vídeo e da produção escrita dos licenciandos. A análise foi realizada a partir de princípios e noções da Análise do Discurso, principalmente através de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. Durante a realização das atividades destacamos a intenção dos licenciandos de realizar leitura crítica de imagens em movimento e da narrativa contida no documentário utilizado.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Pereira, Aldo Aoyagui Gomes | Almeida, Maria José Monteiro Pereira de
Data
16 de novembro de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/131517 | 10.11606/issn.2316-9125.v22i2p49-63
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
Fonte
Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 49-63 | Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 49-63 | Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 49-63 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
documentary | teacher training | radiocarbon date | discourse analysis | Chauvet cave | Documentary of Scientific Divulgation and the Training of Professors of Physics | documentário | formação de professores | datação por carbono | análise de discurso | caverna de Chauvet | Documentário de Divulgação Científica e a Formação de Professores de Física
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion