-
The duty to resist: on schools, teachers and society||El deber de resistir: sobre escuelas, maestros y sociedad||O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade
- Voltar
Metadados
Descrição
In contemporary societies there are many expectations about what schools should do. These include equipping children and young people for the world of work, turning them into democratic citizens, or bringing about a cohesive and inclusive society. What unites such expectations is that they approach the school as a kind of instrument for solving societal problems. The school is treated as a function of society and thus as an institution that should be functional and useful for society. The danger with this way of thinking is that other questions – such as what it is that the school should take care of or stand for – easily disappear from sight. In this paper I explore how we might answer the question about the special and unique ‘task’ of the school, arguing that the school should not just be seen as a function of society but also has an important duty in resisting what society desires from it.||En las sociedades contemporáneas hay muchas expectativas sobre lo que deberían hacer las escuelas. Esto incluye equipar a los niños y jóvenes para el mundo del trabajo, convirtirlos en ciudadanos democráticos o creando una sociedad cohesiva e inclusiva. Lo que une tales expectativas es que se acercan a la escuela como una especie de herramienta para resolver problemas sociales. La escuela se trata como tenendo una función para la sociedad y, por lo tanto, como una institución que debe ser funcional y útil para ella. El peligro de esta forma de pensar es que otras preguntas, como qué es lo que la escuela debe cuidar o representar, desaparecen fácilmente de la vista. En este artículo exploro cómo podríamos responder la pregunta sobre la “tarea” especial y única de la escuela, argumentando que la escuela no solo debe considersarse como tenendo una función para la sociedad sino que también tiene un deber importante para resistir a lo que la sociedad desea de ella.||Nas sociedades contemporâneas existem muitas expectativas sobre o que as escolas devem fazer. Estas incluem a instrumentalização de crianças e jovens para o mundo do trabalho, a sua transformação em cidadãos democráticos ou a criação de uma sociedade coesa e inclusiva. O que une essas expectativas é que elas se aproximam da escola como uma espécie de instrumento para resolver problemas da sociedade. A escola é tratada como tendo uma função para a sociedade e, portanto, como uma instituição que deve ser funcional e útil para ela. O perigo dessa maneira de pensar é que outras questões – como o que a escola deve cuidar ou proteger – desaparecem facilmente do campo de visão. Neste artigo, explora-se como se pode responder à pergunta sobre qual é a “tarefa” especial e exclusiva da escola, argumentando que esta não deve ser vista apenas como tendo uma função para a sociedade, mas também como tendo um dever importante de resistir às demandas que a sociedade deseja que sejam atendidas.****************************************************************** Bruno Antonio Picoli (tradutor)
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Biesta, Gert | Picoli, Bruno Antonio
Data
29 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29749 | 10.15448/1981-2582.2018.1.29749
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 1 (2018): Dossier – The construction of teacher professionalism: the person in formation; 21-29 | Educação; Vol. 41 Núm. 1 (2018): Dossier - La construcción de la profesionalidad docente: la persona en formación; 21-29 | Educação; v. 41 n. 1 (2018): Dossiê – A construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação; 21-29 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.1
Assuntos
Education. Resistance. Qualification. Socialization. Subjectification. | Educación. Resistencia. Calificación.Socialización. Subjetivación. | Educação. Resistência. Qualificação. Socialização. Subjetivação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pessoa e educação