-
The empirical teaching of the portuguese language at the end of the 19th century: the pragmatic approach of Augusto Epifânio da Silva Dias||O ensino empírico da língua portuguesa no fim do século XIX: a abordagem pragmática de Augusto Epifânio da Silva Dias
- Voltar
Metadados
Descrição
Considering, in the transition from the 19th to the 20th century, the propagation in Portugal of the positivist paradigm inspired by Comte (Catroga, 1977), the present work aims to examine how the empirical research perspective of the time plays a cardinal role in the evolution of philological studies (Santos, 2010), that aims to describe, according to a scientific method, the functioningpatterns of the national language. This attitude, in fact, encourages the proliferation of grammaticaltreatises that updated the previous times methodology, based on philosophical speculations (Gonçalves, 2012, p. 2571). Given this assumption, we will present, in this research, the textual analysis of the injunctive volume Grammatica Portugueza Elementar published 14 times from 1870 until 1921 by Augusto Epifânio da Silva Dias (1841-1916), a positivist didactic resource that presents to the public, both scholarly and popular (Gonçalves, 2021), the phonological, morphological and syntactic rules for better writing and speaking in the mother tongue, applying the modern empirical approach. Indeed, the author provides simple and practical rules, of immediate understanding, whose memorization is provided, on the one hand, by pragmatic examples and application models and, on the other hand, by iconic didactic mediators (Damiano, 1993), such as diagrams, tables and word lists, strategies chosen so that users can fix the illustrated precepts permanently in their cognitive structures. Since the objective of linguistic positivism is to examine the actual use of language (Nigro, 2009), we will study how Dias meets this objective by completing the explanations provided with practical and intuitive application exercises, which help learners to either i) understand the enunciative context of use, or ii) internalize the norms in an effective and meaningful way in the encyclopedic memory, although still prioritizing the traditional deductive method.||Considerando, na transição do século XIX para o XX, a propagação em Portugal do paradigma positivista de inspiração comtiana (Catroga, 1977), o presente trabalho visa examinar como a ótica empírica de investigação da época desenvolve um papel cardeal na evolução dos estudos filológicos (Santos, 2010) que visam descrever, segundo um método científico, os padrões de funcionamento da língua nacional. Tal atitude encoraja, de facto, a proliferação de tratados gramaticais que atualizem a metodologia das épocas anteriores, baseada em “especulações filosóficas” (Gonçalves, 2012, p. 2571). Diante deste pressuposto, apresentaremos, nesta pesquisa, a análise textual do volume injuntivo Grammatica Portugueza Elementar editado 14 vezes de 1870 a 1921 pelo estudioso Augusto Epifânio da Silva Dias (1841-1916), recurso didático de cunho positivista que proporciona ao público, tanto escolar como popular (Gonçalves, 2021), as regras fonológicas, morfológicas e sintáticas para bem escrever e falar na língua materna, aplicando a moderna abordagem empírica. Com efeito, o autor fornece regras simples e práticas, de imediata compreensão, cuja memorização é facultada, por um lado, por exemplos pragmáticos e modelos de aplicação e, por outro, por mediadores didáticos icónicos (Damiano, 1993), tal como esquemas, tabelas e listas de palavras, estratégias elegidas para que os usuários possam fixar os preceitos ilustrados permanentemente nas estruturas cognitivas. Sendo o objetivo do positivismo linguístico examinar o emprego real da língua (Nigro, 2009), veremos como Dias atende a este objetivo completando as explicações fornecidas com práticos e intuitivos exercícios aplicativos, que auxiliam os aprendentes quer a i) compreenderem o contexto enunciativo de uso, quer a ii) interiorizarem as normas de forma eficaz e significativa na memória enciclopédica, embora priorizando ainda o método tradicional dedutivo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rossi, Maria Antonietta
Data
30 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/101499 | 10.5007/2175-7968.2024.e101499
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Cadernos de Tradução | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Cadernos de Tradução; Vol. 44 No. esp. 3 (2024): Intercâmbios finisseculares: o português entre norma e tradução; 1-16 | Cadernos de Tradução; Vol. 44 Núm. esp. 3 (2024): Intercâmbios finisseculares: o português entre norma e tradução; 1-16 | Cadernos de Tradução; v. 44 n. esp. 3 (2024): Intercâmbios finisseculares: o português entre norma e tradução; 1-16 | 2175-7968 | 1414-526X
Assuntos
ensino empírico | Augusto Epifânio da Silva Dias | grammatica portugueza elementar | gramaticografia lusitana | positivismo linguístico | empirical teaching | Augusto Epifânio da Silva Dias | grammatica portugueza elementar | linguistic positivism | lusitanian grammarography
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion