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The english language teaching permeated by the flipped classroom proposal: an experiment report||La enseñanza de inglés permeado por la propuesta de aula invertida : un relato de experiência didáctica||O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida: um relato de experiência didática
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Metadados
Descrição
The continuous social and epistemological changes brought by globalization have resulted in a plurality of concepts to denominate the postmodern society - invaded by technological and scientific advances with uncontrollable speed. Consequently, this reality reflects in the educational context that urges for changes, aggregations and transformations in teaching practices, and the English teaching is not excluded from this reality. The active methodologies, more specifically the flipped classroom model, have cooperated for these innovations to occur. The present report deals with the contributions of the active methodologies and the experiences of the flipped classroom as a modality of the hybrid teaching, emphasizing its application in English teaching. It presents the experiences developed in a language school with pre-intermediate level students in the city of Patos-PB. In a central way, this research aimed to identify the contributions brought by the flipped classroom proposal to learn the English language and to know the possible challenges for the implementation of this methodology. The theoretical anchorage that underlies the understanding of the contributions of digital technologies and of the flipped classroom proposal is found in Bergamn and Sams (2016), Valente (2017), Monte Mór (2010), Horn and Staker (2015), among others||Los continuos cambios sociales y epistemológicos ocasionados por la globalización han resultado en una pluralidad de conceptos para denominar a la sociedad posmoderna- invadida por los avances tecnológicos y científicos con una rapidez incontrolable. Por consiguiente, esta realidad refleja en el contexto educativo que urge por cambios, agregaciones y transformaciones en las prácticas docentes, y la enseñanza de inglés no se excluye de esa realidad. Las metodologías activas, más específicamente el modelo de aula invertida, han cooperado para que esas innovaciones ocurra. El presente relato versa sobre las contribuciones de las metodologías activas y las experiencias del aula invertida como una modalidad de la enseñanza híbrida, destacando su aplicación en la enseñanza de inglés. Presenta las experiencias desarrolladas en una escuela de idiomas con alumnos del nivel pre-intermedio en la ciudad de Patos-PB. De modo central, se objetivó en esta investigación identificar las contribuciones traídas por la propuesta de aula invertida, para el aprendizaje de la lengua inglesa y conocer los posibles desafíos para la implementación de esa metodología. El anclaje teórico que fundamenta el entendimiento de las contribuciones de las tecnologías digitales y de la propuesta de aula invertida se encuentra en las obras de Bergamn y Sams (2016), Valente (2017), Monte Mór (2010), Horn y Staker (2015), entre otros||As contínuas mudanças sociais e epistemológicas ocasionadas pela globalização têm resultado em uma pluralidade de conceitos para denominar a sociedade pós-moderna – invadida pelos avanços tecnológicos e científicos com uma rapidez incontrolável. Por conseguinte, essa realidade reflete no contexto educacional que urge por mudanças, agregações e transformações nas práticas docentes, e o ensino de inglês não se exclui dessa realidade. As metodologias ativas, mais especificamente o modelo de flipped classroom, têm cooperado para que essas inovações ocorram. O presente relato versa sobre as contribuições das metodologias ativas e as experiências da sala de aula invertida como uma modalidade do ensino híbrido, destacando a sua aplicação no ensino de inglês. Apresenta as experiências desenvolvidas em uma escola de idiomas com alunos do nível pré-intermediário na cidade de Patos-PB. De modo central, objetivou-se nesta pesquisa identificar as contribuições trazidas pela proposta de sala de aula invertida, para a aprendizagem da língua inglesa e conhecer os possíveis desafios para a implementação dessa metodologia. A ancoragem teórica que fundamenta o entendimento das contribuições das tecnologias digitais e da proposta de sala de aula invertida encontra esteio nas obras de Bergamn e Sams (2016), Valente (2017), Monte Mór (2010), Horn e Staker (2015), entre outros.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Conserva, Dilma Prata | Costa, Marco Antonio Margarido
Data
5 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653788 | 10.20396/etd.v22i1.8653788
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 No. 1 (2020): Autism: pedagogical and social aspects; 234-252 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 22 Núm. 1 (2020): Autismo: aspectos pedagógicos y sociales; 234-252 | ETD - Educação Temática Digital; v. 22 n. 1 (2020): Autismo: aspectos pedagógicos e sociais; 234-252 | 1676-2592
Assuntos
Methodology | Classroom techniques | Language instruction | Métodos didático-pedagógicos | Sala de aula | Ensino de l´´ínguas | Métodos didáctico-pedagógicos | Sala de clase | Enseñanza de lenguas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Avaliado pelos pares | Texto