-
THE EXPANSION OF MANDATORY TEACHING IN THE DISCOURSE: THE IDEA OF CHILD AS FUTURE||LA EXPANSIÓN DE LA ENSEÑANZA OBLIGATORIA EN EL DISCURSO: LA IDEA DEL NIÑO COMO FUTURO||A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO NO DISCURSO: A IDEIA DE CRIANÇA COMO FUTURO
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this text is to analyze how the expansion of mandatory enrollment in preschool is part of a rationale which places the child at the center of the discourses and guides the practices with young children. It carries out documentary analysis, from a critical theoretical basis, of offi cial documents produced and circulated by the United Nations Educational, Scientifi c and Cultural Organization (UNESCO) since the 1990s, with a focus on the narrative that supports the expansion of mandatory education. By questioning the meanings and intentions of the documents, we recognize that they are committed to drive the idea of the child as a future, whose care and education are concerns supported by economic interests, and thus induce the formulation of policies that indicate preschool as mandatory. In addition, we identifi ed that in the process of implementing Law No. 12796 (BRASIL, 2013) in Brazil, the strategies adopted bring implications for children that are opposed to the concepts defended by the area of early childhood education.||El objetivo del texto es analizar cómo la ampliación de la matrícula obligatoria en preescolar forma parte de una lógica que coloca al niño en el centro de los discursos y orienta las prácticas con los niños pequeños. Realiza un análisis documental, desde la base teórica crítica, de los documentos ofi ciales producidos y difundidos por la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) desde la década de 1990, con un enfoque en la narrativa que sustenta la expansión de la educación obligatoria. Al cuestionar los signifi cados e intenciones de los documentos, reconocemos que están comprometidos en desencadenar la idea de un niño como futuro, cuyo cuidado y educación son una preocupación sustentada en intereses económicos, y así llevar a la formulación de políticas que indicar preescolar como obligatorio. Además, identifi camos que en el proceso de implementación de la Ley N ° 12796 (BRASIL, 2013) en Brasil, las estrategias adoptadas traen implicaciones para los niños que se oponen a los conceptos defendidos por el área de educación infantil.||O objetivo do texto é analisar como a ampliação da obrigatoriedade de matrícula para a pré-escola faz parte de uma racionalidade, que coloca a criança no centro dos discursos e orienta as práticas com as crianças pequenas. Realizou-se análise documental, a partir da base teórica crítica, de documentos ofi ciais produzidos e veiculados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde a década de 1990, com foco para a narrativa que sustenta a ampliação da escolaridade obrigatória. Ao problematizar sentidos e intencionalidades dos documentos reconheceu-se que estão comprometidos em acionar a ideia de criança como futuro, cujo cuidado e educação são uma preocupação sustentada pelos interesses econômicos e, assim, induzem a formulação de políticas que indicam a pré-escola como obrigatória. Além disso, identifi cou-se que, no processo de implementação da Lei n. 12.796 (BRASIL, 2013), no Brasil, as estratégias adotadas trazem implicações às crianças que se contrapõem às concepções defendidas pela área da educação infantil.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mesomo Lira, Aliandra Cristina | de Barros Lara, Ângela Mara
Data
22 de maio de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/18182 | 10.14210/contrapontos.v21n1.p190-211
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 21 No. 1 (2021): Demanda contínua; 190-211 | Revista Contrapontos; v. 21 n. 1 (2021): Demanda contínua; 190-211 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
UNESCO | Mandatory registration | Early childhood education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion