-
The Fandango in the popular culture of Paraná state people: origin and characterization||O Fandango na cultura popular paranaense: origem e caracterização
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this study was to understand the Fandango as an integrating manifestation of the Brazilian culture and with specific characteristics to the Paraná State from the point of view of its origins and characterization, and taking the work "Fandando" by Fernando de Azevedo (1978) as its starting point. It is a historical research based on the contributions gained from the contact with "Mestre Romão Folkloric Group" of Paranaguá-PR. Know as a typical festival of the state´s sea-side inhabitants and extensively present in regions such as Antonina, Guaraqueçaba, Morretes, and Ilha de Valadares, the Fandango is characterized by men and women, or even of them mixed (strumping and waltzing). It has as its characteristics mevements the female walking added to the swaying of the skirts, teh male´s tap-dancing or the dragging and the wooden clogs, the eight, the hlf-turn, the arc, the circle, among others. The instrumental is composed by the viola, the fiddle and the "cuíca". Like other Brazilian manifestations, its origin is full of contradictions based on the referantial investigated that approach the theme. However, some of the date makes us bellieve tht it is not a manifesttio that came from Portugal or Spain, but a result of the merging and interaction of these two cultures combined with the Brazilian conditions. Due to its peculiar characteristics, and by the fact that it is not found in other regions of the country in the same way that it survives in the state, we considerer the Fandango a legitimate manifestation of Paraná state culture with great symbolic and expressive.||Compreender o fandango enquanto uma manifestação integrante da cultura brasileira e com características próprias no Paraná a partir de sua origem e caracterização configura-se como objetivo deste estudo, que parte, inicialmente, da obra "Fandango", de Fernando de Azevedo (1978). Trata-se de uma pesquisa histórica, alicerçada por contribuições advindas do contato com o Grupo Folclórico Mestre Romão de Paranaguá - PR. Compreendido como uma festa típica dos habitantes da faixa litorânea do Estado, bastante presente em regiões como Antonina, Guaraqueçaba, Morretes, Ilha de Valadares, o fandango caracteriza-se pela reunião de várias danças chamadas "marcas", que podem ser realizadas de forma batida (sapateada) pelo homem, valsada por homens e mulheres ou mista (batida e valsada). Tem como movimentos característicos o caminhar feminino, acrescido do balanceio das saias, o sapateado masculino ou arrastar dos tamancos, o oito, o palmeado, o meio giro, o arco, a roda, dentre outros. O instrumento é formado por viola, rabeca e aduto. Como outras manifestações brasileiras, sua origem está pautada em contradições a parti dos referenciais investigados que tratam a temática. Contudo, alguns dados nos levam a pensá-lo não enquanto uma manifestação advinda de Portugal ou Espanha, mas resultante da fusão e interação destras culturas, aliado às condições brasileiras. Por sua característica peculiar e pelo fato de não ser encontrado em outras regiões do país da forma como sobrevive no Estado é que consideramos o fandango como uma legítima manifestação cultural paranaense, de grande força expressiva e simbólica.
ISSN
1518-1243
Periódico
Autor
Oliveira, Roberta Baltazar de | Lara, Larissa Michelle
Data
19 de julho de 2007
Formato
Idioma
Fonte
Iniciação Científica Cesumar; Vol 6 No 1 (2004); 17-29 | Iniciação Científica Cesumar; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 17-29 | Iniciação Científica Cesumar; v. 6 n. 1 (2004); 17-29 | 2176-9192 | 1518-1243
Assuntos
fandango | Paraná | cultura
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares | Pesquisa de Campo