-
THE FORUM DIREITO À CIDADE AND THE UNIVERSITY EXTENSION:: Limits and possibilities for the collective construction of popular urban policies and projects||EL FORO DIREITO À CIDADE Y LA EXTENSIÓN UNIVERSITARIA:: Límites y posibilidades para la construcción colectiva de políticas y proyectos urbanos populares||O FÓRUM DIREITO À CIDADE E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:: Limites e possibilidades para a construção coletiva de políticas e projetos urbanos populares
- Voltar
Metadados
Descrição
The experiment report recovers the main activities developed by the Fórum Direito à Cidade as a university extension project, in the year 2022. Dedicated to the construction and consolidation of a space for articulation and technical-popular debate on urban and territorial issues in Natal and its Metropolitan Region, we emphasize here, however, the formative actions that illuminate the possibilities of weaving alternative urban planning practices.We have focused on the already evident developments of the last revision process of Master Plan - generating conflicts around the land regularization of popular territories in Natal and we focus on the construction and participation of the Curso de Formação de Ativistas and the Conferência Popular pelo Direito à Cidade, activities that allowed us to experience the collective construction of new knowledge, new practices and new theories, created from the exchange of experiences between the academic and non-academic community, converging towards the understanding of popular education as a strategy to face setbacks and dismantling of popular public policies, the result of the deepening of an excluding model of society and city, which perpetuate and deepen the perverse consequences of racism, capitalism and patriarchy.||El relato de experiencia desarrollado, recupera las principales actividades desarrolladas por el Foro Derecho a la Ciudad como proyecto de extensión universitaria, en el año 2022. Dedicado a la construcción y consolidación de un espacio de articulación y debate técnico-popular sobre cuestiones urbanas y territoriales en Natal y su Región Metropolitana, destacamos aquí, sin embargo, las acciones de capacitación que iluminan las posibilidades de tejer prácticas alternativas de planificación urbana. Nos centramos específicamente en los desarrollos ya evidentes del último proceso de revisión del Plan Maestro de Natal, que generó conflictos en torno a la regularización de tierras de territorios populares en el borde de Natal, y nos centramos extensamente en la construcción del Curso de Formación de Activistas y en Participación en la Conferencia Popular por el Derecho a la Ciudad. Las actividades permitieron experimentar la construcción colectiva de nuevos conocimientos, nuevas prácticas y nuevas teorías, generadas a partir del intercambio de experiencias entre la comunidad académica y no académica, convergiendo hacia la comprensión de la educación popular como estrategia para enfrentar retrocesos y desmantelar políticas. instituciones públicas populares, resultado de la profundización de un modelo excluyente de sociedad y ciudad, que perpetúa y profundiza las consecuencias perversas del racismo, el capitalismo y el patriarcado.||O relato de experiência desenvolvido, recupera as principais atividades desenvolvidas pelo Fórum Direito à Cidade enquanto projeto de extensão universitária, no ano de 2022. Dedicado à construção e consolidação de um espaço de articulação e debate técnico-popular sobre as questões urbanas e territoriais de Natal e sua Região Metropolitana, enfatizamos aqui, no entanto, as ações formativas que iluminam as possibilidades de tecer práticas alternativas de planejamento urbano. Enfocamos pontualmente os desdobramentos já evidentes do último processo de revisão do Plano Diretor de Natal -, gerando conflitos ao redor da regularização fundiária de territórios populares na orla de Natal, e nos debruçamos demoradamente sobre a construção do Curso de Formação de Ativistas e sobre a participação na Conferência Popular pelo Direito à Cidade. As atividades nos permitiram experimentar a construção coletiva de novos saberes, novas práticas e novas teorias, gestadas a partir da troca de experiências entre a comunidade acadêmica e não acadêmica, convergindo para o entendimento da educação popular como estratégia de enfrentamento aos retrocessos e desmonte das políticas públicas populares, fruto do aprofundamento de um modelo de sociedade e de cidade excludentes, que perpetuam e aprofundam as perversas consequências do racismo, do capitalismo e do patriarcado.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Andrade e Andrade, Sarah | Silva, Rodrigo | Carvalho Guimarães Leôncio, Érica Milena | Bezerra Brasil, Amíria
Data
13 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista Cronos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Cronos; Vol. 23 No. 2 (2022): DOSSIER URBAN REFORM AND RIGHT TO THE CITY; 47-72 | Revista Cronos; Vol. 23 Núm. 2 (2022): DOSSIÊ REFORMA URBANA E DIREITO À CIDADE; 47-72 | Revista Cronos; v. 23 n. 2 (2022): DOSSIÊ REFORMA URBANA E DIREITO À CIDADE; 47-72 | 1982-5560 | 1518-0689 | 10.21680/1982-5560.2022v23n2
Assuntos
Extensão universitária | Planejamento Urbano e Regional | Educação Popular | Participação Social | Plano Diretor | Extensão Universitária | Planificación Urbana y Regional | Extensión Universitaria | Participación popular | Educacion popular | Plan Maestro | Extensión Universitaria | University Extension | Urban and Regional Planning | Popular Education | Social Education | Master Plan | University Extension
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto