-
The forum – the place of interaction, reading and something more||O FÓRUM – LUGAR DA INTERAÇÃO, DA LEITURA E DE ALGO MAIS
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is an excerpt from a survey conducted during the course of the NCE - USP , University of São Paulo : Media in Education . Given that new technologies have brought important contributions to education , the forums as a tool used in distance education have opened spaces for expansion of knowledge and the interaction between students and teachers . Thus , based on the assumptions of Vygotsky (1998 ) , analyzes the posts of a forum for interdisciplinary Bachelor's room , highlighting the interactions and interventions that together constituted evidence of learning and expansion of skills in reading and writing . The results suggest that the proposed forum of interdisciplinary room revealed a differentiated opportunity for more students could search , read, analyze and establish the relations between texts from different areas of knowledge . The further reading is also remarkable in this activity , as well as the encouragement of colleagues served to be brought different information to the forum . The interactions were recognized by students as an element that contributes to the building of collaborative learning.
Keywords : Forum ; Interaction ; EAD - Distance Education.||Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada durante o curso do NCE – USP da Universidade de São Paulo: Mídias na Educação. Tendo em vista que as novas tecnologias trouxeram contribuições importantes à Educação, os fóruns enquanto instrumentos utilizados na educação a distância vêm abrindo espaços para ampliação do conhecimento e a interação entre alunos e professores. Assim, com base nos pressupostos de Vygotsky (1998), são analisadas as postagens de um fórum da sala interdisciplinar do curso de Letras, destacando-se as interações e intervenções que se constituíram como evidências de aprendizagem e de ampliação de habilidades de leitura e escrita. Os resultados sugerem que a proposta do fórum da sala interdisciplinar se revelou uma oportunidade diferenciada para que os alunos pudessem pesquisar mais, ler, analisar e estabelecer relações entre textos de diferentes áreas do conhecimento. O aprofundamento da leitura também se fez notar nesta atividade, assim como o estímulo dos colegas serviu para que fossem trazidas informações diferentes ao fórum. As interações foram reconhecidas pelos alunos como elemento que contribui para a construção da aprendizagem colaborativa.
Palavras-chave: Fórum; Interação; Aprendizagem.
ISSN
1982-6109
Periódico
Autor
Coelho, Irene da Silva
Data
13 de fevereiro de 2014
Formato
Idioma
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014) | 19826109
Assuntos
Educação; Educação a Distância. | forum;interação; EAD -Educação a distância.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"