-
THE FOUNDATIONS OF PEDAGOGY BY JOHN DEWEY: A REFLECTION ON PRAGMATIST EPISTEMOLOGY||OS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA DE JOHN DEWEY: UMA REFLEXÃO SOBRE A EPISTEMOLOGIA PRAGMATISTA
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents a refl ection on the fundamentals of Deweyan thought. For an understanding of the ideas of John Dewey (1859-1952), a study of epistemology is necessary that pervades his thinking. This study therefore presents the epistemological foundations of Deweyan pragmatism. The work of Dewey will be understood in the context of American pragmatism, in which it is inserted alongside that of Charles Peirce (1839-1914) and William James (1842-1910). Deweyan thought can be understood from many perspectives, as the American philosopher had a vast academic production. His works deal specifi cally with: philosophy, education, politics, sociology, art and psychology. The ideas of John Dewey have certain characteristics in relation to pragmatism. His thoughts can be understood as naturalistic humanism, or even as humanistic naturalism. This refl ection aims to clarify these discussions based on Deweyan thought.||Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os fundamentos do pensamento deweyano. Para uma compreensão das idéias de John Dewey (1859-1952), se faz necessário um estudo da epistemologia que permeia o seu pensamento. Sendo assim, esse estudo procura apresentar os fundamentos epistemológicos do pragmatismo deweyano. Para tanto, a obra de Dewey será entendida no contexto do pragmatismo norte-americano, no qual ele está inserido ao lado de Charles Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910). O pensamento deweyano pode ser compreendido a partir de muitas perspectivas, uma vez que o filósofo norte-americano teve uma vasta produção acadêmica, suas obras tratam especificamente de: filosofia, educação, política, sociologia, arte e psicologia. As idéias de John Dewey possuem certas especificidades frente ao pragmatismo. Seu pensamento pode ser entendido como um humanismo naturalista, ou ainda, como um naturalismo humanista. Essa reflexão pretende explicitar essas discussões a partir do pensamento deweyano.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
de Souza, Rodrigo Augusto
Data
25 de junho de 2012
Formato
Idioma
Editor
Fonte
Revista Contrapontos; v. 12, n. 2 (2012); 227-233 | Revista Contrapontos; v. 12, n. 2 (2012); 227-233 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Educational thought. Pragmatism. John Dewey. | Filosofia | Pensamento Educacional; Pragmatismo; John Dewey
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion