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THE GRAPHIES OF GESTURE IN DANCE: SPARSE NOTES||GRAFIAS DO GESTO NA DANÇA: NOTAS ESPARSAS
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Metadados
Descrição
The need to create a writing for dance refers to the function of recording and preserving the works of the dance repertoire and to grappling the essential of a choreographic creation, without presenting the personal interpretations of each dancer, as it happens when learning a choreography Looking at someone dancing. In the history of dance, various notations existed and succumbed. But some have remained for some time and have their history relevance. Noteworthy is the writing of Beauchamp- -Feuillet, which was the writing developed for the French ballet of court. We must also highlight the writing of Stepanov that to this day somehow serves the Russian Ballet. Beneshnotation, the Sutton Movement Writing & Shorthand, and Labanotation (the term used in the United States) or Kinetography (a term used in Europe), which undoubtedly inaugurated another story in the spellings of the movement, are also noteworthy. The present work aims to present and describe the gesture notation spellings in dance. It is based on phenomenology as a methodological approach; for the production of research data will be used the technique of describing the phenomena. The description seeks the “own thing”, and although rooted, is full of meanings lived day by day, “without this being aware or verbalized.”||A necessidade de criação de uma escrita para a dança se referem à função de registro e conservação das obras do repertório da dança e a grafar o essencial de uma criação coreográfica, sem apresentar as interpretações pessoais de cada bailarino, como ocorre quando se aprende uma coreografia olhando alguém dançando. Na história da dança, várias notações existiram e sucumbiram. Mas algumas permaneceram por algum tempo e tem sua relevância história. Destaca-se a escrita de Beauchamp-Feuillet, que foi a escrita desenvolvida para o ballet francês de corte. Há ainda que se destacar a escrita de Stepanov que até hoje de algum modo serve ao Ballet Russo. Destaca-se ainda a Beneshnotation, a Sutton Movement Writing & Shorthand e a Labanotation (termo usado nos Estados Unidos) ou Kinetografia (termo usado na Europa) que sem sombra de dúvida inaugurou outra história nas grafias do movimento. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e descrever as grafias de notação do gesto na dança. Fundamenta-se na fenomenologia como abordagem metodológica; para a produção de dados de pesquisa será utilizada a técnica da descrição dos fenômenos. A descrição busca a "própria coisa", e, embora enraizada, encontra-se repleta de significados vividos dia a dia, “sem que isso seja conscientizado ou verbalizado”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vieira, Marcilio Souza
Data
20 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/72488 | 10.22456/2236-3254.72488
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Cena
Fonte
Revista Cena; No. 22 (2017); 75-86 | Revista Cena; No 22 (2017); 75-86 | Cena; n. 22 (2017); 75-86 | 2236-3254 | 1519-275X
Assuntos
Dança | Gesto | Notação Coreográfica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares