-
The history of the rural comunity state school of Colatina: reports of protagonists||A história da escola estadual comunitária rural de Colatina: relatos de protagonistas
- Voltar
Metadados
Descrição
The text reports the research on the history of the Colatina Rural Community School (EECOR). The problematization is centered in the debate about the possibility of a school linked to the State constituting itself in a decolonial perspective and in the understanding of the strategies of construction of an investigative process with that sense. The epistemological support of research is related to historical-critical analysis, history as a movement in which social processes relate and transform intrinsically, and in a theoretical approach aligned to the conceptions of the epistemologies of the South and Freirian pedagogy. The methodology of the study comprised a qualitative approach using participant research, in a theoretical and practical perspective that assumes research as a collective production of knowledge. The instruments chosen were the analysis of documents and the narrative interviews with the main protagonists of the process of constitution of the school, from which the categories of analysis were constituted. The results indicate that the Alternation Pedagogy1 can provide resistance practices that contribute to the construction of a decolonial perspective for Field Education.|| O texto relata pesquisa sobre a história da Escola Estadual Comunitária Rural Colatina (EECOR). A problematização centra-se no debate sobre a possibilidade de uma escola vinculada ao Estado constituir-se em perspectiva decolonial e na compreensão das estratégias de construção de um processo investigativo com esse sentido. O suporte epistemológico da pesquisa está relacionado à análise histórico-crítica, a história como movimento no qual os processos sociais se relacionam e se transformam intrinsecamente, numa abordagem teórica que se alinha às concepções das epistemologias do Sul e da pedagogia freiriana. A metodologia do estudo compreendeu uma abordagem qualitativa com uso de pesquisa participante, numa perspectiva teórica e prática que assume a investigação como produção coletiva de conhecimento. Os instrumentos escolhidos foram a análise de documentos e as entrevistas narrativas com os principais protagonistas do processo de constituição da escola, a partir das quais foram constituídas as categorias de análise. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância pode fornecer práticas de resistência que contribuem com a construção de uma perspectiva decolonial para a Educação do Campo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Rosângela Pereira de | Oliveira, Ozerina Victor de
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8309 | 10.5585/eccos.n46.8309
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 46 (2018): Artigos; 87-108 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Decolonial. Field Education. Colatina Rural Community School. Pedagogy of Alternation. | Decolonial. Educação do Campo. Escola Estadual Comunitária Rural Colatina. Pedagogia da Alternância.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion