Descrição
This study is based on analysis of texts from Michel Vovelle, Jacques Le Goff, and Flávio Gonçalves related to Purgatory doctrine. Further, it examines the visual spacialisation of that scatological place through three works of art from different ages – a French one from Late Middle Ages (by Quarton), another one from Portuguese Mannerism (by Gregório Lopes) and, finally, a Brazilian one (by Antônio Francisco Lisboa). It aims to establish how iconography referring to the souls of Purgatory emerged after freeing itself from the iconography of the Final Judgement.||El presente estudio parte del análisis de textos relacionados con la doctrina del Purgatorio por Michel Vovelle, Jacques Le Goff y Flávio Gonçalves. Luego, aborda la espacialización visual de este lugar escatológico a través de tres obras artísticas de diferentes épocas: una de la Edad Media francesa (de Quarton), una del manierismo portugués (de Gregório Lopes) y, finalmente, una brasileña (de Antônio Francisco Lisboa). El propósito es establecer la autonomía de esta visualización que ha surgido de trabajos que abordaron la iconografía del Juicio Final.||O presente estudo parte da análise de textos relativos à doutrina do Purgatório de autoria de Michel Vovelle, Jacques Le Goff e Flávio Gonçalves. Em seguida aborda a espacialização visual desse lugar escatológico por meio de três obras artísticas de épocas diferentes – uma francesa da Baixa Idade Média (de Quarton), uma do Maneirismo português (de Gregório Lopes) e, por fim, uma brasileira (de Antônio Francisco Lisboa). O propósito é estabelecer a autonomia dessa visualização que se desprendeu de obras que tratavam a iconografia do Juízo Final.