Descrição
No contexto do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO), bem como da crise da identidade laboral (DUBAR), temos como objeto deste estudo os discursos sobre o empreendedorismo social extraídos de sites de organizações portuguesas como o Instituto do empreendedorismo social (IES), e de projetos como o Mapa da inovação e empreendedorismo social (MIES), apoiado pela Comissão Europeia. O objetivo é compreender as estratégias discursivas e deslizamentos de sentido em torno do papel do empreendedor social no cenário português contemporâneo. A metodologia está baseada na abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa e na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin.||In the context of the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPELLO) as well as of the work identity crisis (DUBAR), we study the discourses on social entrepreneurship extracted from Portuguese organizations websites, such as the Institute of social entrepreneurship (IES), and projects such as the Map of innovation and social entrepreneurship (MIES), supported by the European Commission. The objective is to understand the discursive strategies and slidings of sense around the role of the social entrepreneur in the contemporary Portuguese scene. Our methodology is based on a theoretical and methodological approach of French Discourse Analysis and in the philosophy of language by Mikhail Bakhtin.