-
The institucional historical-constitution of the consolidation of the Federal Institutes of Education in Brazil||La constituición histórico-institucional de la consolidación de los Institutos Federales de Educacación en Brasil||A constituição histórico-institucional da consolidação dos Institutos Federais de Educação no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
The article discusses the expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (EPCT), based on the new institutionality with the implementation of the Federal Institutes (IFs) in the scope of public and educational policies in Brazil, during the Lula government, highlighting the movements sociopolitical factors involved in its constitution. The methodological analysis focuses on a bibliographic and documentary study with consultation of legislation and normative documents of the Ministry of Education (MEC), anchored in the dialectical historical method. The discussion allowed us to analyze the historical, socioeconomic and political movements that marked the consolidation of the Federal Institutes (IFs). In summary, the new institutionality is characterized by the transformation of the purposes, the type of work developed, by the change in the public that accesses the new institution through the expansion policy. This fact has brought significant educational advances in terms of regional development and social inclusion, although there are limitations and challenges for the materialization of political-educational actions that meet the purposes of their creation.||El artículo discute la expansión de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (EPCT), basada en la nueva institucionalidad con la implementación de los Institutos Federales (IFs) en el ámbito de las políticas públicas y educativas en Brasil, bajo el gobierno de Lula, destacando los movimientos sociopolíticos involucrados en su constitución. El análisis metodológico se centra en el estudio bibliográfico y documental con consulta con legislación y documentos normativos del Ministerio de Educación (MEC), anclado en el método histórico dialéctico. La discusión nos permitió analizar los movimientos históricos, socioeconómicos y políticos que marcaron la consolidación de los institutos federales (FI). En resumen, la nueva institucionalidad se caracteriza por la transformación de los propósitos, el tipo de trabajo desarrollado, por el cambio en el público que accede a la nueva institución a través de la política de expansión. Este hecho ha traído importantes avances educativos en materia de desarrollo regional e inserción social, aunque existen limitaciones y desafíos para la materialización de acciones político-educativas que cumplan con los propósitos de su creación.||O artigo discute a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), a partir da nova institucionalidade, com a implementação dos Institutos Federais (IFs) no âmbito das políticas públicas e educacionais no Brasil, no governo Lula, destacando os movimentos sociopolíticos envolvidos em sua constituição. A análise metodológica centra-se em um estudo bibliográfico e documental com consulta à legislação e aos documentos normativos do Ministério da Educação (MEC), ancorada no método histórico-dialético. A discussão nos permitiu uma análise dos movimentos históricos, socioeconômicos e políticos que marcaram a consolidação dos Institutos Federais (IFs). Em síntese, a nova institucionalidade caracteriza-se pela transformação das finalidades e do tipo de trabalho desenvolvidos, e pela mudança no público que acessa à nova instituição através da política de expansão. Tal fato trouxe avanços educacionais significativos em termos de desenvolvimento regional e inserção social, embora existam limitações e desafios para a materialização das ações políticas-educacionais que atendam às finalidades de sua criação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rosas da Silva, Francislene | Botelho Mourão, Arminda Rachel | do Nascimento Araújo, José Júlio César
Data
14 de outubro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21772 | 10.5585/eccos.n62.21772
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 62: Dossiê 62 - Políticas para o Ensino Médio em tempos de hegemonia conservadora; e21772 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
educational policies | federal institutes | new institutionality. | políticas educativas | institutos federales | nueva institucionalidad. | políticas educacionais | institutos federais | nova institucionalidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion