Descrição
This article proposes an analysis of the interartistic composition in the filmIndia Song (1975), directed by Marguerite Duras. The visuality of the work andits analogy with the visual arts will be explored, as well as the sounds of thefilm, which are fundamental for understanding the narrative. The work is analyzed from this intersection between artistic languages that participate in political criticism, social and gender issues, which Duras performs. The research is based on Judith Butler’s theory of performative genre and highlights its relationship with parody in the representation of characters. The methodological proposal uses film analysis guidelines from theorists Jacques Aumont, e Michel Marie, based on image studies.||Este artigo propõe uma análise da composição interartística do filme IndiaSong (1975), dirigido por Marguerite Duras. Será explorada a visualidade da obra e sua analogia com as artes visuais, assim como os sons do filme, os quais são fundamentais para o entendimento da narrativa. A obra é analisada a partirdessa intersecção entre linguagens artísticas que participam da crítica políticaàs questões sociais e de gênero, que Duras realiza. A pesquisa tem como fundamento a teoria de gênero performativo de Judith Butler e destaca sua relação com a paródia na representação dos personagens. A proposta metodológica é pautada pelas orientações de análise fílmica dos teóricos Jacques Aumont e Michel Marie, a partir de estudos da imagem.