-
The internship in teacher training in visual arts: identity between the lines||La pasantía en formación docente en artes visuales: identidad entre líneas||O estágio na formação docente em artes visuais: Entrelinhas identitárias
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to discuss initial training based on experiences in the subject of Supervised Curricular Internship IV in the Degree in Visual Arts at the University of the State of Santa Catarina (UDESC). Bringing teaching identity as a central concept (Pimenta, 1999), the specific spaces for artistic practices within schools and their influence on teacher training are discussed, as well as the project Between the lines of teacher training as a possibility of poetic reflection on the building and rebuilding oneself as a teacher. In this context, the authors Freire (1997) and hooks (2020) are addressed by weaving a dialogue with the perspective of an engaged pedagogy.||Este artículo tiene como objetivo discutir la formación inicial a partir de experiencias en la disciplina de Práctica Curricular Supervisada IV en la Licenciatura en Artes Visuales de la Universidad del Estado de Santa Catarina (UDESC). Trayendo la identidad docente como concepto central (Pimenta, 1999), se discuten los espacios específicos para las prácticas artísticas al interior de las escuelas y su influencia en la formación, así como el proyecto Entre líneas de la formación docente como posibilidad de reflexión poética sobre el construir y reconstruirse un maestro. En este contexto, se aborda a los autores Freire (1997) y Hooks (2020) tejiendo un diálogo con la perspectiva de una pedagogía comprometida.||Este artigo tem por objetivo discorrer acerca da formação inicial a partir de experiências na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado IV no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trazendo como conceito central identidade docente (Pimenta, 1999) discute-se sobre os espaços específicos para práticas artísticas dentro das escolas e a sua influência na formação, bem como, aborda-se o projeto Entrelinhas da formação docente como uma possibilidade de reflexão poética sobre o construir e reconstruir-se professor. Neste âmbito, os autores Freire (1997) e hooks (2020) são abordados tecendo um diálogo com a perspectiva de uma pedagogia engajada.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigues, Lara Nunes | Silva, Tharciana Goulart da
Data
4 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24311 | 10.5965/24471267932023337
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Lara Nunes Rodrigues, Tharciana Goulart da Silva | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista Apotheke; v. 9 n. 3 (2023): Processos e Procedimentos em Cenas Pedagógicas; 337-348 | 2447-1267 | 10.5965/24471267932023001
Assuntos
teaching identidy | supervised curricular internship | visual arts | identidad docente | práctica curricular supervisada | artes visuales | identidade docente | estágio curricular supervisionado | licenciatura em artes visuais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion