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The legacy of paulo freire and the neoconservative wave: resistance in praxis||O legado de Paulo Freire à onda neoconservadora: resistência na práxis
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Metadados
Descrição
The aim of this study is to reflect on Paulo Freire's legacy and the possible processes of resistance and permanence from popular education, in what concerns the confrontation with the neoconservative movement. It has as its research question the ways how the legacy of Freire can contribute to the undermining of the current neoconservative wave that hits the Brazilian society, especially in the field of education. It is a predominantly theoretical analysis seeking dialogue with the political, economic and social fields, with emphasis on education. As theoretical references we dialogue with Freire (1967, 1980, 1983), Bobbio, Matteucci & Pasquino (1998), Mounk (2019), Apple (2004), among others. As we deepen in this literature, we highlight three dimensions to understand the current moment we are living, and highlight possible paths for a resistance based in education: Freire's trajectory in the construction of the viable novelty; the neoconservative wave in contemporary times and the praxis needed to face the challenges of an oppressive reality. We also point out some possible ways to deepen studies and practices from the Freire legacy, reinventing it in a continuous process of action-reflection-action in search of the dream of building resistance. ||O objetivo deste estudo é refletir sobre o legado de Paulo Freire e os processos possíveis de resistência e permanência a partir da educação popular, no enfrentamento à onda neoconservadora. Tem-se como questão de pesquisa como o legado de Paulo Freire poderá contribuir no arrefecimento da atual onda neoconservadora que atinge a sociedade brasileira, em especial o campo da educação? Trata-se de uma análise predominantemente teórica que busca dialogar com os campos político, econômico e social, dando ênfase à educação. No referencial teórico dialogamos com Freire (1967,1980, 1983), Bobbio, Matteucci & Pasquino (1998), Mounk (2019), Apple (2004), entre outros. Ao aprofundarmos essa literatura destacamos três dimensões para compreender o atual momento em que vivemos e destacar possíveis caminhos para a resistência a partir da educação: a trajetória de Freire na construção do inédito viável; a onda neoconservadora na contemporaneidade e a práxis necessária para enfrentar os desafios de uma realidade opressora. Apontamos como possíveis caminhos aprofundar estudos e práticas a partir do legado Freireano, reinventando-o em um processo contínuo de ação-reflexão-ação em busca do sonho na construção da resistência.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ramos, Nara Vieira | Py Dutra, Maria Rita
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15775 | 10.5585/eccos.n55.15775
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 55: Dossiê Avaliação da Aprendizagem; e15775 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Popular education | Hope | Neoconservatism | Praxis | Resistance | Educação popular | Esperança | Neoconservadorismo | Práxis | Resistência
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion