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The Lingering Now (O agora que demora). Our Odyssey II, by Christiane Jatahy.||O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, de Christiane Jatahy
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Metadados
Descrição
This article, devoted to the performing arts, is dedicated to The Lingering Now (O agora que demora). Our Odyssey II, the new multimedia and multiform play by Christiane Jatahy. This creation corre-sponds to the second volume of a diptych inspired by the Homeric Odyssey. It follows from Ithaca. OurOdyssey I. What does this director intend to showwith her most recentcreation and how does she do it? This is the problem that we intend to answer in our paper. Therefore, our study will be divided into three parts. The first intends to analyze the referred spectacle, stratum by stratum, from its gen-esis to its scenic realization. The second part will address the singularity of the actors' staging, which Christiane Jatahy demands from the castwith whom she works. Regarding the third part, it will turn to the analysis of the role of the viewer, the matrix of the dramaturgical research of this Brazilian creator. Throughout the development of our article, we try to show to what extent the Homeric myth comes to questionlife, both the intimate life of Christiane Jatahy and the contemporary life in general. Theater appears as an act of resistance against the political oppression.||Este artigo, consagrado às artes do espetáculo, é dedicado ao O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, o novo espetáculo multimídia e multiforme da artistacarioca Christiane Jatahy. Tal criação corresponde ao segundo volume de um díptico inspirado na Odisseia homérica. Ele se segue de Ítaca. Nossa Odisseia I. O que esta diretorapretende mostrar com sua mais recente criação e como ela faz isso? Eis a problemática que pretendemos responder. Para tanto, nosso es-tudo será dividido em três partes. A primeira pretende analisar o referido espetáculo, estrato por es-trato, desde sua gênese até a sua realização cênica. A segunda parte, abordará a singularidade da encenação dos atores, desenvolvida por Christiane Jatahy junto ao elenco com o qual trabalha. No que concerne à terceira parte, iremos analisar o papel do espectador, matriz da pesquisa dramatúr-gica destacriadora brasileira. Ao longo de nosso artigo, mostramos em que medida o mito homérico vemquestionar a vida, tanto a vida íntima de Christiane Jatahy quanto a vida contemporânea em geral, ou melhor, nosso presente e suas problemáticas societais. O teatro aparece, assim, como um ato de resistência face à opressão política.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Deregnoncourt, Marine
Data
19 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/18055 | 10.5965/198431782012024e0054
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Marine Deregnoncourt | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Journal of Education, Arts, and Inclusion; Vol. 20 No. 1 (2024): Revista Educação, Artes e Inclusão - Publicação contínua; e0054 | Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 20 n. 1 (2024): Revista Educação, Artes e Inclusão - Publicação contínua; e0054 | 1984-3178 | 10.5965/198431782012024
Assuntos
viagem | exílio | política | intersemiótica | O espetáculo de Christiane Jatahy | arte e política | ensino | travel | exile | politics | intersemioticity
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares