-
The new public management: some impacts on educational policy and teacher training||La nueva gestión publica: algunos impactos en las políticas educacionales y en la formación de profesores||A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to analyze the context in which educational policies emerge, especially those focused on teacher education. The thesis is defended that the educational reforms of recent years, recently affirmed, are part of the transformations of the role of the State, in which the New Public Management – NGP and the current model of neoliberal globalization stand. With a view to the modernization of public management, overcoming bureaucratic administration, seen as inefficient, the NGP has implied, among other factors, to introduce into the public machine principles and practices of the private sector (Managerial), at the same time, under the argument that the State, understood as monolithic and centralized also does not meet the challenges of society, proposes partnerships with other sectors/entities to carry out actions previously exclusive to the State (Governance). This scenario becomes appropriate to the new privatization in education (private principles in the public sector) at all levels and stages of education.||Este artículo busca analizar el contexto en que emergen las políticas educativas, sobre todo aquellas orientadas a la formación de profesores. Se defiende la tesis de que las reformas educativas de los últimos años, aseveradas recientemente, forman parte de las transformaciones del papel del Estado, en que se sitúa la Nueva Gestión Pública – NGP y el actual modelo de globalización neoliberal. En cuanto a la modernización de la gestión pública, superando la administración burocrática, vista como ineficiente, la NGP ha implicado, entre otros factores, en introducir en la máquina pública principios y prácticas del sector privado (Gerencialismo), al mismo tiempo que, bajo el argumento de que el Estado, entendido como monolítico y centralizado tampoco atiende a los desafíos de la sociedad, propone las alianzas con otros sectores / entes para la ejecución de acciones antes exclusivas del Estado (Gobernanza). Este escenario se vuelve adecuado para la nueva privatización en la educación (principios privados en el sector público), en todos los niveles y etapas de la educación.||Este artigo visa a analisar o contexto em que emergem as políticas educacionais, sobretudo aquelas voltadas à formação de professores. Defende-se a tese de que as reformas educacionais dos últimos anos, asseveradas recentemente, fazem parte das transformações do papel do Estado, em que se situa a Nova Gestão Pública (NGP) e o atual modelo de globalização neoliberal. Com vistas à modernização da gestão pública, superando a administração burocrática, considerada ineficiente, a NGP implica, entre outros fatores, introduzir na máquina pública princípios e práticas do setor privado (gerencialismo). Ao mesmo tempo em que propõe as parcerias com outros setores/entes para a execução de ações antes exclusivas do Estado (governança). O argumento é que o Estado, entendido como monolítico e centralizado, também não atende aos desafios da sociedade. Esse cenário se torna adequado à nova privatização na/da educação (princípios privados no setor público) em todos os níveis e etapas da educação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cóssio, Maria de Fátima
Data
29 de maio de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29528 | 10.15448/1981-2582.2018.1.29528
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 1 (2018): Dossier – The construction of teacher professionalism: the person in formation; 66-73 | Educação; Vol. 41 Núm. 1 (2018): Dossier - La construcción de la profesionalidad docente: la persona en formación; 66-73 | Educação; v. 41 n. 1 (2018): Dossiê – A construção da profissionalidade docente: a pessoa em formação; 66-73 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.1
Assuntos
New Public Management. Governance. Educational policies. Teacher training. | Nueva Gestión Pública. Gobernanza. Políticas educativas. Formación de profesores. | Nova Gestão Pública. Governança. Políticas educacionais. Formação de professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Políticas e práticas de formação