Descrição
This paper seeks to present how Veja diagrammed and presented to the reader the photographs of Pedro Martinelli, while covering the conflict of the Civil War in Nicaragua, in 1979. From a work that uses oral and visual source, I try to understand how the editorship of photograph worked with the photographic production about the conflicts in the Central American country. Photographs of Martinelli, together with the photo editor working from Sergio Sade, composes a sort of Veja`s photojournalism in this report. I try to realize from Vilches (1997) and Meneses (2004), how were these photos presented to the reader? Which photos dialogue with Martinelli's work in other journals, as in Newsweek, in the same period? These and other issues related to photojournalism context in the 1970s will be discussed in this article.||O presente texto busca apresentar como Veja diagramou e apresentou ao leitor as fotografias de Pedro Martinelli, enquanto cobria os conflitos da guerra civil na Nicarágua em 1979. A partir de uma pesquisa que utiliza a fonte oral e visual, procuro perceber como a editoria de fotografia trabalhou com a produção fotográfica sobre os conflitos no país da América Central. As fotografias de Martinelli, em conjunto com o trabalho de editor de fotografia de Sergio Sade, compõem um quadro sobre o fotojornalismo de Veja nesta reportagem. Compreender, a partir de Vilches (1997) e Meneses (2004), como as fotografias foram apresentadas ao leitor é um dos objetivos deste texto. Quais fotografias dialogam com o trabalho de Martinelli em outros periódicos, como Newsweek neste mesmo período? Estas e outras questões referentes ao contexto do fotojornalismo nos anos 1970, serão dissertadas neste artigo.