-
The online news genre and the fake news phenomenon: reflexivity and agentivity in basic education||El género noticia online y el fenómeno de las fake news: reflexividad y agentividad en la educación básica||O gênero notícia online e o fenômeno das fake news: reflexividade e agentividade no ensino básico
- Voltar
Metadados
Descrição
This article focuses on the process of reading copies of the online news genre and the phenomenon of Fake News, with the aim of understanding the extent to which Basic Education students position themselves and reflectively perceive themselves as agents in the construction of meanings. Starting from an interdisciplinary perspective, this work is based on the Theories of Communication and Linguistics, so that, articulated, both streams provide theoretical subsidies for evaluating the procedures used by students for reading and discursive representation about online news and Fake News. This investigation, based on a Case Study methodology, whose universe of analysis comprises Basic Education students from a public school class in Santa Maria (RS), focuses on the understanding of these students regarding Fake News, news and their readings of these texts. The corpus was generated from a semi-structured questionnaire using the Google Forms platform, with open and closed questions. The analysis shows that the research participants are able to map, identify and discursively represent what Fake News is. Considering, however, the reading strategies carried out by the students, the data show that they still do not contemplate the critical-reflective perspective proposed by Critical Literacy.
||Este artículo se centra en el proceso de lectura de ejemplares del género noticia online y el fenómeno de las Fake News, con el objetivo de comprender en qué medida los estudiantes de Educación Básica se posicionan y se perciben reflexivamente como agentes en la construcción de significados. Partiendo de una perspectiva interdisciplinar, este trabajo se fundamenta en las Teorías de la Comunicación y la Lingüística, de modo que, articuladas, ambas corrientes aportan subsidios teóricos para evaluar los procedimientos que utilizan los estudiantes para la lectura y representación discursiva sobre noticias online y Fake News. Esta investigación, basada en una metodología de Estudio de Caso, cuyo universo de análisis comprende estudiantes de Educación Básica de una clase de escuela pública de Santa María (RS), se centra en la comprensión de estos estudiantes sobre Fake News, noticias y sus lecturas de estos textos. El corpus se generó a partir de un cuestionario semiestructurado utilizando la plataforma Google Forms, con preguntas abiertas y cerradas.El análisis muestra que los participantes de la investigación son capaces de mapear, identificar y representar discursivamente lo que son las Fake News. Considerando, sin embargo, las estrategias lectoras realizadas por los estudiantes, los datos muestran que aún no contemplan la perspectiva crítico-reflexiva propuesta por la Literacidade Crítica.
||Este artigo focaliza o processo de leitura de exemplares do gênero notícia online e o fenômeno das Fake News, com o objetivo de compreender em que medida os alunos no Ensino Básico posicionam-se reflexivamente e percebem-se como agentes na construção de sentidos. Partindo de uma perspectiva interdisciplinar, este trabalho se encora nas Teorias da Comunicação e da Linguística, de modo que, quando articuladas, ambas correntes forneçam subsídios teóricos para avaliação dos procedimentos empregados pelos alunos para a leitura e a representação discursiva sobre notícias online e Fake News. Esta investigação, a partir de uma metodologia de Estudo de Caso, cujo universo de análise compreende alunos do Ensino Básico de uma turma de escola pública de Santa Maria (RS), focaliza o entendimento desses alunos a respeito de Fake News, de notícia e de suas a leituras desses textos. O corpus foi gerado a partir de um questionário semi-estruturado pela plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas. A análise demonstra que os participantes da pesquisa conseguem mapear, identificar e representar discursivamente o que são Fake News. Considerando, no entanto, as estratégias de leituras realizadas pelos alunos, os dados evidenciam que ainda não contemplam a perspectiva crítica-reflexiva proposta pelo Letramento Crítico.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Simioni, Eduardo Silva | Pinton , Francieli Matzenbacher
Data
9 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25011 | 10.5585/eccos.n70.25011
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Eduardo Silva Simioni, Francieli Matzenbacher Pinton | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 70: Dossiê 70 - Associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação; e25011 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
letramento crítico | fake News | gênero notícia | ensino básico | critical literacy | fake news | news genre | basic education | literacidade crítica | fake News | género noticia | educación básica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion