Descrição
This work is an essay about Πλατωνοσ Πολιτεια, Platonos Politeia – Plato’s Politeia, best known as The Republic. It will examine aspects of his argument about the formation of the human soul by philosophy
and by poetry. In this sense, in general, will address the problematic that the hellenistic philosopher relates to the nature of the poetic in the midst of a utopian ideal of political educational establishment of a city. In short, from what the author says, Homer does not belong to a πολις. Pretty far from the platonic theory that conceives truth as a supreme good to be the target of life and that should support human knowledge, poetry, which is removed, according to Plato, from the essential qualities of truth, must be replaced by philosophy - or have his hedonistic purposes removed out in favor of what the philosopher sees as ideal for the formation of a polis. As an argument, Plato develops ethical, moral and epistemological theories, which we will cover on this work.||Este trabalho realiza um ensaio sobre a obra Πλατωνοσ Πολιτεια, Platonos Politeia – a Politeia, de Platão, mais conhecida como A República. Serão abordados aspectos de sua argumentação acerca da formação da alma humana pela filosofia e pela poesia. Nesse sentido, de maneira geral, abordar-se-á a problematização que o filósofo helênico relaciona à natureza do fazer poético em meio a uma utopia ideal de constituição político-educacional de uma cidade. Em síntese, a partir do que diz o próprio autor, Homero não convém a uma πολις3. Imprópria ao que a teoria platônica concebe como verdade, um bem supremo que deve ser alvo de vida e que deve constituir o conhecimento humano, a poesia tradicional (épica, lírica e dramática), afastada que está, segundo Platão, das qualidades essenciais da verdade, precisa ser substituída por outra de caráter filosófico – e ter seu hedonismo balizado, em favor daquilo que o filósofo considera como ideal para a constituição de uma polis. Esse ideal deve ser sustentado por princípios morais e éticos justos, os quais Platão considera inviabilizados pela poesia tradicional, tal como ela é manifestada, de maneira geral, pela cultura helênica.