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The Pedagogical Residency Program and its insertion in Brazil: dilemmas and possibilities||O Programa Residência Pedagógica e sua inserção no Brasil: dilemas e possibilidades
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Metadados
Descrição
The objective of this article is to present an analysis of the genesis and development of the Pedagogical Residency Program (PRP) in Brazil from 2008 onwards, in the context of the National Policy for Initial Teacher Training. The intention is to examine both the dilemmas and possibilities in the program implementation process. The methodological approach was bibliographic and documentary analysis relating to the PRP. The theoretical-epistemological foundation of historical-dialectical materialism was used to examine the research object, highlighting its contradictions, internal relationships, and the broader determinations of the capitalist mode of production. The central focus, in this article, was to understand the genesis and historical processuality of the investigated object, seeking to answer the problem of how it took place in the Brazilian particularity, under the determinations of interests and disputes between the State, government, and the movements that represent the demands of educators. The research carried out indicated the dilemmas, both for the theoretical-practical unit in initial training, and the inconsistencies for the configuration of a true professional residency proposal. We see possibilities for both issues to be overcome depending on institutional projects, actions to be developed based on collective planning and consistent with the institutions involved, with attractive scholarships, with sufficient workloads for in-depth studies and practices, a smaller number of students per guiding teacher, and greater coverage of students and future professionals because it still constitutes an opportunity for few.
Keywords: Educational policy. Teacher training. Pedagogical Residency Program.||O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da gênese e desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no Brasil, a partir de 2008, no contexto da Política Nacional de Formação Inicial de Professores. A intenção é examinar tanto os dilemas quanto as possibilidades no processo de implementação do programa. A abordagem metodológica foi a análise bibliográfica e documental, relativos ao PRP. Utilizou-se a fundamentação teórico-epistemológica do materialismo histórico-dialético para examinar o objeto de pesquisa, destacando suas contradições, relações internas e as determinações mais amplas do modo de produção capitalista. O foco central, neste artigo, foi apreender a gênese e a processualidade histórica do objeto investigado, buscando responder a problemática de como ele se realizou na particularidade brasileira, sob as determinações dos interesses e disputas entre Estado, governo e os movimentos que representam as demandas dos educadores. A pesquisa realizada indicou os dilemas, tanto para a unidade teórico-prática, na formação inicial, quanto as inconsistências para a configuração de uma verdadeira proposta de residência profissional. Vislumbramos possibilidades das duas questões serem superadas a depender dos projetos institucionais, das ações a serem desenvolvidas a partir de planejamentos coletivos e consistentes com as instituições envolvidas, com bolsas atrativas, com cargas horárias suficientes para aprofundamentos dos estudos e práticas, menor número de estudantes por docentes orientares e maior abrangência de estudantes e futuros profissionais porque ainda se constitui como uma oportunidade para poucos.
Palavras-chave: Política educacional. Formação de professores. Programa Residência Pedagógica.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
XX
Autor
Brasil, Valéria Marcondes | Masson, Gisele
Data
22 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/3283 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51.pp71-94
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Valéria Marcondes Brasil, Gisele Masson | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 19 n. 51 (2024): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 71-94 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.N51
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto