-
The personality in professional teaching development||La personalidad en el desarrollo profesional docente||A pessoalidade no desenvolvimento profissional docente
- Voltar
Metadados
Descrição
In this work, we seek to reflect on teaching in a relationship that we call being-teacher, structured from an essay on theoretical reflections that articulate the production of subjectivity and professional identity, lecturing about personality in teaching, including collective/social and political dimensions. With the term being-a-teacher we argue about personality in teaching and its analytical powers of care, interpersonal connections and research as a teaching posture to infer about the teaching professional development, in the conception of a reciprocal integration between perceptions and agency. Reaffirming the impossibility of neutrality in the act of educating and of dissociating subject and teacher, understanding that personal experiences produce a political dimension of teaching action as a power of professional development when they are sustained in the premise of social justice by/in education, we point out an analytical space possible, from empirical elements, demarcating three axes called: identification, senses of belonging and investigative attitudes.
||En este trabajo buscamos reflexionar sobre la docencia en una relación que denominamos ser-docente, estructurada a partir de un ensayo de reflexiones teóricas que articulan la producción de subjetividad e identidad profesional, disertando sobre la personalidad en la docencia, incluyendo las dimensiones colectiva/social y política. Con el término ser-docente argumentamos sobre la personalidad en la docencia y sus poderes analíticos de cuidado, vinculación interpersonal e investigación como postura docente para inferir sobre el desarrollo profesional docente, en la concepción de una integración recíproca entre percepciones y agencia. Reafirmando la imposibilidad de la neutralidad en el acto de educar y de la desvinculación de sujeto y docente, entendiendo que las experiencias personales producen una dimensión política de la acción docente como potencia de desarrollo profesional cuando se sustentan en la premisa de la justicia social por/en la educación, señalamos un espacio analítico posible, a partir de elementos empíricos, demarcando tres ejes denominados: identificación, sentidos de pertenencia y actitudes investigativas.
||Neste trabalho, procuramos refletir sobre a docência, em uma relação que intitulamos de ser-docente, estruturada a partir de discussões teóricas que articulam produção de subjetividade e identidade profissional, dissertando a respeito da pessoalidade na docência e incluindo as dimensões coletiva/social e política. Com o termo ser-docente, argumentamos a respeito da pessoalidade na docência e suas potências analíticas do cuidado, das conexões interpessoais e da investigação como postura para inferir sobre o desenvolvimento profissional docente, na concepção de uma integração recíproca entre percepções e agenciamentos. Reafirmamos a impossibilidade da neutralidade no ato de educar e da dissociação entre sujeito e docente. Destacamos, ainda, que as experiências pessoais, quando são sustentadas na premissa da justiça social pela/na educação, produzem uma dimensão política de atuação docente como potência do desenvolvimento profissional. Concluímos apontando, a partir de elementos empíricos, um espaço analítico possível demarcado por três eixos indissociáveis, denominados “identificação”, “sentidos de pertencimento” e “atitudes investigativas”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Fabio Menezes | Silva, Wellerson Quintaneiro da
Data
26 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17826 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17826
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e69[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e69[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e69[2024] | 1981-8106
Assuntos
Pessoalidade na Docência. Desenvolvimento Profissional Docente. Identidade Docente. | Personality in Teaching. Teacher Professional Development. Teaching Identity. | La personalidad en la Docencia. Desarrollo Profesional Docente. Identidad Docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares