-
The problem of education in the accelerated society and the expropriation of attention||El problema de la formación en la sociedad acelerada y la expropiación de la atención||O problema da formação na sociedade acelerada e na expropriação da atenção
- Voltar
Metadados
Descrição
The problem of education in the accelerated society and the expropriation of attention. The classical conception of Bildung was modelled on cultural activities, especially reading, which presupposed a high degree of concentration, silence and solitude; they were expected to produce a reflective, autonomous and formed subjectivity that was ideally the subject of classical Modernity. The technological changes and social habits that have taken place in the last decades, simultaneously to the contemporary neoliberal order have eroded this type of cultural activities, particularly reading, introducing an accelerated way of life that is dominated by immediacy and that, according to some contemporary theorists (Harmut Rosa, Jonathan Crary, Byung Chul Han) can be considered as a form of alienation. Above all, the loss of capacity for attention and concentration, linked to the use of new technologies, represents a challenge for classical Bildung and requires a reformulation of it.||La concepción clásica de la Bildung se construía sobre actividades culturales, sobre todo la de la lectura, que presuponían un grado alto de concentración, silencio y soledad, a partir de las cuales se esperaba producir una subjetividad reflexiva, autónoma y formada que era idealmente el sujeto de la Modernidad clásica. Los cambios tecnológicos y de hábitos sociales que se han producido paralelamente al orden neoliberal contemporáneo han erosionado ese tipo de actividades culturales, sobre todo la lectura, introduciendo un modo de vida acelerado y deudor de la inmediatez que, siguiendo a teóricos contemporáneos (Harmut Rosa, Jonathan Crary, Byung Chul Han) presentaremos como alienación. Sobre todo, la pérdida de la capacidad de atención y concentración, ligada al uso de las nuevas tecnologías, supone un reto para la Bildung clásica y obliga a una reformulación de esta.
y obliga a una reformulación de esta||O problema da formação na sociedade acelerada e na expropriação da atenção.A concepção clássica de Bildung foi construída sobre atividades culturais, sobretudo a leitura, que pressupunha um alto grau de concentração, silêncio e solidão, a partir dos quais se esperava produzir uma subjetividade re-flexiva, autônoma e formada de acordo com o ideal de sujeito da Modernidade clássica. As mudanças tecnológicas e de hábitos sociais produzidos paralelamente à ordem neoliberal contemporânea têm deteriorado esses tipos de atividades culturais, sobretudo a leitura, introduzindo um modo de vida acelerado e deve-dor da imediatez que, de acordo com teóricos contemporâneos (Harmut Rosa, Jonathan Crary, Byung Chul Han), apresentaremos como alienação. Sobretudo, a perda da capacidade de atenção e concentração, relacionada ao uso das novas tecnologias, supõe um desafio para a Bildung clássica e obriga sua reformulação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gómez Ramos, António
Data
1 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/35967 | 10.15448/1981-2582.2020.2.35967
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Educação | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação; Vol. 43 No. 2 (2020); e35967 | Educação; Vol. 43 Núm. 2 (2020); e35967 | Educação; v. 43 n. 2 (2020); e35967 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2020.2
Assuntos
Bildung | attention | acceleration | reading | disciplinary society | achievement society | Bildung, | atenção | aceleração | leitura | sociedade disciplinar | sociedade do desempenho | Bildung | atenção | aceleração | leitura | sociedade disciplinar | sociedade do desempenho.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion