-
The production of a visual narrative about the Cruz e Sousa Palace, headquarters of the Historical Museum of Santa Catarina||La producción de una narrativa visual sobre el Palacio Cruz e Sousa, sede del Museo Histórico de Santa Catarina||A produção de uma narrativa visual acerca do Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina
- Voltar
Metadados
Descrição
Report on the development of a visual narrative about Cruz e Sousa Palace, home of the Historical Museum of Santa Catarina, in Florianopolis. From a pedagogical point of view, we seek to show that every museum has the potential to inspire visual narratives and, from these, to identify concepts that may lead to a prospect in creativity. Initially, it focuses on what a narrative is and its possibilities of generating learning, based on the perspective of Connelly and Clandinin (1995). From Martins and Tourinho (2009), narrative is considered within the scope of the visual culture, as a form of questioning the gaze, representations and relations. The educational role of museums was examined from Leite (2005) and Barbosa (2012).||Informe sobre el desarrollo de una narrativa visual sobre el Palacio Cruz e Sousa, sede del Museo Histórico de Santa Catarina, en Florianópolis. Guiándonos desde el punto de vista pedagógico, buscamos mostrar que cada museo tiene el potencial de desarrollar narrativas visuales y, a partir de ellas, identificar conceptos que conducen a una perspectiva de creatividad. Inicialmente, se enfoca en lo que es una narrativa y sus posibilidades de generar aprendizaje, tomando la perspectiva de Connelly y Clandinin (1995). Basado en Martins y Tourinho (2009), la narrativa se piensa en el contexto de la cultura visual, como una forma de problematizar la mirada, las representaciones y las relaciones. El papel educativo de los museos se exploró a partir de Leite (2005) y Barbosa (2012).||Relato sobre o desenvolvimento de uma narrativa visual sobre o Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. Orientando-nos pelo ponto de vista pedagógico, busca-se mostrar que todo museu possui o potencial para se elaborar narrativas visuais e, a partir destas, identificar conceitos que levem a uma prospecção em criatividade. Inicialmente se debruça sobre o que é uma narrativa e suas possibilidades de gerar um aprendizado, tomando a perspectiva de Connelly e Clandinin (1995). A partir de Martins e Tourinho (2009), a narrativa é pensada no âmbito da cultura visual, enquanto uma forma de problematização do olhar, das representações e relações. O papel educativo dos museus foi explorado a partir de Leite (2005) e de Barbosa (2012).
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Macedo, Káritha Bernardo de | Sant´Anna, Mara Rúbia
Data
2 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/93462 | 10.22456/2357-9854.93462
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/93462/56563 | /*ref*/BARBOSA, Maria Helena Rosa. Ações educativas em museus de arte: entre políticas e práticas. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n.7, p. 109-132, 2012. | /*ref*/BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. | /*ref*/CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, 2008. | /*ref*/CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2008. | /*ref*/CIRCULA FOTOS. Tour virtual: Conheça o Palácio Cruz e Souza em tour virtual 360º. In: FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Museu Histórico de Santa Catarina- MHSC (site). Disponível em: . Acesso em:23 jan.2018. | /*ref*/COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2002. | /*ref*/CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, S. A. de Ediciones, 1995. | /*ref*/FERNANDES, Wolney. Atlas de imagens e seus intervalos. Uma constelação de conceitos flutuantes. Revista Digital do LAV - Santa Maria - v. 7, n.2, p. 144-155, maio/ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2017. | /*ref*/FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Museu Histórico de Santa Catarina- MHSC (site). Disponível em: . Acesso em: 15 dez.2017. | /*ref*/HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. | /*ref*/ILLERIS, Helene; ARVEDSEN, Karsten. Fenômenos e Eventos Visuais: algumas reflexões sobre currículo e pedagogia da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 283-309. | /*ref*/KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: uma contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006. | /*ref*/LEITE, Maria Isabel. Museus de arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p.19- 54. | /*ref*/MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. | /*ref*/MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pesquisa narrativa: concepções, práticas e indagações. In: Anais do II Congresso de Educação, Arte e Cultura -CEAC. Santa Maria: 2009. p. 1-12. | /*ref*/MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. [S.l.]: Editora Melhoramentos, 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2018. | /*ref*/NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, v.10, p.7-28, dez. 1993. | /*ref*/PERROT, Michelle. Maneiras de morar. In:_____. História da vida privada. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras: 1991. | /*ref*/PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 23 ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. | /*ref*/PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico: Palácio Cruz e Sousa. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2018. | /*ref*/ROSA, Aline Nunes da. Sobre mudar de paisagens, sobre mirar com outros olhos: narrativas a partir de deslocamentos territoriais. 2015. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais (FAV) , Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Goiânia, 2015, 284 f. Disponível em: . Acesso em:26 jan.2018. | /*ref*/SANT’ANNA, Mara Rubia. Álbuns de família, uma experiência pedagógica e de investigação histórica de Moda. Anos 90, Porto Alegre, v. 17, n. 32, p. 249-282, dez. 2010. | /*ref*/SILVA, Augusto da. O governo da Ilha de Santa Catarina e sua terra firme: território, administração e sociedade (1738-1807). 2007. 299 p. Tese (Doutor em História, Programa de Pós-Graduação em História Econômica) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. | /*ref*/SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. | /*ref*/SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | 2357-9854
Assuntos
Visual narrative. Museum. Cruz e Souza Palace. Florianópolis. | Narrativa visual. Museo. Palacio Cruz e Souza. Florianópolis. | Artes Visuais; Educação | Narrativa visual. Museu. Palácio Cruz e Souza. Florianópolis.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion