-
The public and the democratic in Deweynian Education: a reconstruction based on Jürgen Oelkers ||Lo público y lo democrático en la Educación Deweyniana: una reconstrucción a base de Jürgen Oelkers||O público e o democrático na Educação Deweyniana: uma reconstrução com base em Jürgen Oelkers
- Voltar
Metadados
Descrição
The research is a bibliographical approach in a reconstructive hermeneutic perspective. Thematically it is concerned with John Dewey's educational proposal and his pedagogical principle of democracy as a way of life. The reconstruction, based on the research of Jürgen Oelkers, pursues the reasons why the conception of a democratic pedagogy emerges in the American context of the new world. What can be seen when observing the historical processes and the constitution of American society, is that the different groups and social organizations, sought communitarian models of solidarity and social cooperation, configuring a propitious environment for the emergence of a public sphere favorable to the emergence of democratic educational proposals.||a investigación es un enfoque bibliográfico en una perspectiva reconstructiva hermenéutica. Temáticamente se refiere a la propuesta educativa de John Dewey y a su principio pedagógico de la democracia como forma de vida. La reconstrucción, basada en las investigaciones de Jürgen Oelkers, persigue las razones por las que surge la concepción de una pedagogía democrática en el contexto americano del nuevo mundo. Lo que podemos ver al observar los procesos históricos y la constitución de la sociedad norteamericana, es que los diferentes grupos y organizaciones sociales, buscaron modelos comunitarios de solidaridad y cooperación social, configurando un ambiente propicio al surgimiento de una esfera pública favorable al surgimiento de propuestas educativas democráticas.||A investigação é uma abordagem bibliográfica em perspectiva hermenêutica reconstrutiva. Tematicamente ocupa-se com proposta educacional de John Dewey e seu princípio pedagógico da democracia como forma de vida. A reconstrução, baseada nas investigações de Jürgen Oelkers, persegue as razões pelas quais a concepção de uma pedagogia democrática emerge no contexto americano do novo mundo. O que se pode constatar ao observar os processos históricos e de constituição da sociedade americana, é que os diferentes grupos e organizações sociais, buscavam modelos de vida comuniais solidários e de cooperação social, configurando um ambiente propício à emergência duma esfera pública favorável a emergência de propostas educacionais democráticas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Contemporary Brazil | Brasil contemporáneo | Brasil contemporâneo
Autor
Neitzel, Odair | Dalbosco, Cláudio Almir | Schwengber, Ivan Luis
Data
21 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670238 | 10.20396/etd.v26i00.8670238
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Continuous publication; e023006 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 26 (2024): Publicación continua; e023006 | ETD - Educação Temática Digital; v. 26 (2024): Publicação contínua; e023006 | 1676-2592
Assuntos
Progressive education | History of education | Philosophy of education | Principles of education | Educação progressista | História da educação | Filosofia da educação | Princípios da educação | Educación progressiva | Historia de la educación | Filosofía de la educación | Principios de la educación
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto