-
The re-enchantment of school: an ethico-aesthetic paradigm in education||O Reencantamento da escola: um paradigma ético-estético na educação
- Voltar
Metadados
Descrição
The present article analyzes the School institution through an ethico-aesthetic paradigm via its creative processes. It aims at problematizing how this paradigm can change the School institutional limits and its means of subjectivation. We consider that the School is built, simultaneously, by an organization plane which maintains forms and striations, as well as a consistency plane which composes the smooth mutable spaces. The focus of this article will be on the consistency plane, since it hosts the creative processes and the changing possibilities. To conceive an education that is concerned with changes is a political statement – a policy of change – based on a type of ethics which can only be conceived along with aesthetics once we consider that ethical construction is formed by the aesthetic attitudes that each educational experience requires. In short, we intend to transgress clichés of representation about the School as an instituted place lacking transformation. We crave to extract from this hardened-School calcified by striations, its flows, transformations and multiplicities.||O presente artigo aborda a instituição Escola a partir de um paradigma ético-estético via seus processos de criação. Busca-se problematizar como tal paradigma pode alterar os contornos institucionais e os seus modos de subjetivação. Considera-se que a Escola é composta, simultaneamente, por um plano de organização que mantém as formas e os estriamentos, e, por um plano de consistência que compõe os espaços lisos mutantes. O foco deste artigo dar-se-á sobre o plano de consistência, uma vez que este abriga os processos de criação e as possibilidades de devir. Conceber uma educação voltada para os devires é um posicionamento político – uma política dos devires - baseado em uma ética que só pode ser concebida, juntamente, com a estética, uma vez que entende-se que a construção ética forma-se pelas atitudes estéticas que cada experiência educacional exige. Enfim, pretende-se transgredir clichês de representação sobre a própria Escola como um lugar instituído, ausente de transformação. Busca-se extrair, desta rocha-escola calcificada pelos estriamentos, os seus fluxos, devires e multiplicidades.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Andreia Machado | Fonseca, Tania Mara Galli
Data
23 de setembro de 2013
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/8995 | 10.5902/198373488995
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Digital do LAV; No. 11 (2013): Revista Digital do LAV - Ano VI – Número 11 – Setembro de 2013; 192-206 | Revista Digital do LAV; n. 11 (2013): Revista Digital do LAV - Ano VI – Número 11 – Setembro de 2013; 192-206 | 1983-7348 | 1983-7348
Assuntos
School | Ethico-aesthetic paradigm | Creation | Transformations | Escola | Paradigma ético-estético | Criação e devires
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion