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The renaissance of the relationship between art and science: discussions and possibilities from the Codex between Galileo and Cigoli in the 17th century||El renacimiento de la relación entre el arte y la ciencia: discusiones y posibilidades a partir del Codex entre Galileo y Cigoli en el siglo XVII||O renascimento da relação entre a arte e a ciência: discussões e possibilidades a partir do Codex entre Galileo e Cigoli no século XVII
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Metadados
Descrição
A pesquisa compreende a relação entre a arte e a ciência no Renascimento a partir das relações maduras entre Galileo Galilei (1564-1642) e Lodovico Cardi (1559-1613), conhecido como Cigoli. Iniciamos os estudos com Madonna Assunta, pintada num afresco por Cigoli na cúpula da capela Paolina na Basílica Papale di Santa Maria Maggiore (1610-1613), em Roma, por intermédio da análise de três fontes primárias: o Sidereus nuncius (1610) e o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti (1613), de Galileo Galilei, o carteggio fra Cigoli e Galileo (1609-1613) e imagens obtidas in loco (fotografias e filmagens realizadas pela autora). O objetivo geral da pesquisa foi compreender a relação entre a arte e a ciência e, por meio desta compreensão, repensar propostas teórico-práticas de reaproximação entre elas. Acreditamos que, ao analisar com profundidade o relacionamento entre arte e ciência com base na obra de Cigoli, na sua lua craterada, poderemos compreender como se deu esse processo e repensar a complexidade da questão do conhecimento fragmentado que encontramos hoje. A hipótese principal levantada é a de que o relacionamento arte-ciência no Renascimento pode apontar caminhos para se realizar propostas efetivas para que a ciência e a arte novamente se reaproximem e forneçam a construção de novos conhecimentos. Pela análise da imagem da Madonna, verificamos que no afresco de Cigoli, houve a representação da lua não mais sob as imposições dos cânones religiosos, mas sim, a partir de um quadro de uma nova ciência. A fundamentação teórica adotada para a pesquisa foi a Fenomenologia pelo fato de privilegiar a compreensão e a análise crítica dos fenômenos com procedimentos adequados e adaptados para a ciência e a arte. Para a análise da imagem utilizamos a metodologia de Panofsky (2007). Mediante a análise das cartas, desenhos e pinturas, podemos entender como se desenvolveu o conhecimento de ambos: Cigoli e Galileo. As cartas fazem parte de uma correspondência particular entre os dois personagens. Nestas discutiam vários assuntos, mas o foco repousava nas questões das descobertas realizadas por Galileo utilizando o telescópio e de como seu amigo Cigoli acompanhava tais descobertas. Esta pesquisa contribuiu com questionamentos sobre propostas teórico-práticas embasadas na reaproximação entre a arte e a ciência, a exemplo do que ocorreu no Renascimento.||A pesquisa compreende a relação entre a arte e a ciência no Renascimento a partir das relações maduras entre Galileo Galilei (1564-1642) e Lodovico Cardi (1559-1613), conhecido como Cigoli. Iniciamos os estudos com Madonna Assunta, pintada num afresco por Cigoli na cúpula da capela Paolina na Basílica Papale di Santa Maria Maggiore (1610-1613), em Roma, por intermédio da análise de três fontes primárias: o Sidereus nuncius (1610) e o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti (1613), de Galileo Galilei, o carteggio fra Cigoli e Galileo (1609-1613) e imagens obtidas in loco (fotografias e filmagens realizadas pela autora). O objetivo geral da pesquisa foi compreender a relação entre a arte e a ciência e, por meio desta compreensão, repensar propostas teórico-práticas de reaproximação entre elas. Acreditamos que, ao analisar com profundidade o relacionamento entre arte e ciência com base na obra de Cigoli, na sua lua craterada, poderemos compreender como se deu esse processo e repensar a complexidade da questão do conhecimento fragmentado que encontramos hoje. A hipótese principal levantada é a de que o relacionamento arte-ciência no Renascimento pode apontar caminhos para se realizar propostas efetivas para que a ciência e a arte novamente se reaproximem e forneçam a construção de novos conhecimentos. Pela análise da imagem da Madonna, verificamos que no afresco de Cigoli, houve a representação da lua não mais sob as imposições dos cânones religiosos, mas sim, a partir de um quadro de uma nova ciência. A fundamentação teórica adotada para a pesquisa foi a Fenomenologia pelo fato de privilegiar a compreensão e a análise crítica dos fenômenos com procedimentos adequados e adaptados para a ciência e a arte. Para a análise da imagem utilizamos a metodologia de Panofsky (2007). Mediante a análise das cartas, desenhos e pinturas, podemos entender como se desenvolveu o conhecimento de ambos: Cigoli e Galileo. As cartas fazem parte de uma correspondência particular entre os dois personagens. Nestas discutiam vários assuntos, mas o foco repousava nas questões das descobertas realizadas por Galileo utilizando o telescópio e de como seu amigo Cigoli acompanhava tais descobertas. Esta pesquisa contribuiu com questionamentos sobre propostas teórico-práticas embasadas na reaproximação entre a arte e a ciência, a exemplo do que ocorreu no Renascimento.||A pesquisa compreende a relação entre a arte e a ciência no Renascimento a partir das relações maduras entre Galileo Galilei (1564-1642) e Lodovico Cardi (1559-1613), conhecido como Cigoli. Iniciamos os estudos com Madonna Assunta, pintada num afresco por Cigoli na cúpula da capela Paolina na Basílica Papale di Santa Maria Maggiore (1610-1613), em Roma, por intermédio da análise de três fontes primárias: o Sidereus nuncius (1610) e o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti (1613), de Galileo Galilei, o carteggio fra Cigoli e Galileo (1609-1613) e imagens obtidas in loco (fotografias e filmagens realizadas pela autora). O objetivo geral da pesquisa foi compreender a relação entre a arte e a ciência e, por meio desta compreensão, repensar propostas teórico-práticas de reaproximação entre elas. Acreditamos que, ao analisar com profundidade o relacionamento entre arte e ciência com base na obra de Cigoli, na sua lua craterada, poderemos compreender como se deu esse processo e repensar a complexidade da questão do conhecimento fragmentado que encontramos hoje. A hipótese principal levantada é a de que o relacionamento arte-ciência no Renascimento pode apontar caminhos para se realizar propostas efetivas para que a ciência e a arte novamente se reaproximem e forneçam a construção de novos conhecimentos. Pela análise da imagem da Madonna, verificamos que no afresco de Cigoli, houve a representação da lua não mais sob as imposições dos cânones religiosos, mas sim, a partir de um quadro de uma nova ciência. A fundamentação teórica adotada para a pesquisa foi a Fenomenologia pelo fato de privilegiar a compreensão e a análise crítica dos fenômenos com procedimentos adequados e adaptados para a ciência e a arte. Para a análise da imagem utilizamos a metodologia de Panofsky (2007). Mediante a análise das cartas, desenhos e pinturas, podemos entender como se desenvolveu o conhecimento de ambos: Cigoli e Galileo. As cartas fazem parte de uma correspondência particular entre os dois personagens. Nestas discutiam vários assuntos, mas o foco repousava nas questões das descobertas realizadas por Galileo utilizando o telescópio e de como seu amigo Cigoli acompanhava tais descobertas. Esta pesquisa contribuiu com questionamentos sobre propostas teórico-práticas embasadas na reaproximação entre a arte e a ciência, a exemplo do que ocorreu no Renascimento.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Parrilha Silva, Josie Agatha
Data
1 de fevereiro de 2017
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Visualidades; Vol. 14 No. 2 (2016) | Visualidades; Vol. 14 Núm. 2 (2016) | Visualidades; v. 14 n. 2 (2016) | 2317-6784
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Resumo de tese