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The right to education in MERCOSUL: actions to receive immigrants in Dourados-MS||El derecho a la educación en el Mercosur: acciones de acogida de inmigrantes en Dourados-MS||O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS
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Metadados
Descrição
The migratory flow within the Southern Common Market (MERCOSUL) is a significant issue, and the free movement of people is one of the fundamental principles established. Even if human rights is a present theme in recent research on migratory phenomena, studies that relate the right to education and the new contours of contemporary migrations are still scarce. Thus, the objective of this study is to highlight the actions adopted by the municipality of Dourados, in the state of Mato Grosso do Sul (MS), Brazil, with regard to guaranteeing the right to education for immigrants from the MERCOSUL region. The methodological option is of a theoretical-documentary nature, with a qualitative approach. The analyzes indicate that realizing the right to education for immigrants requires a comprehensive conduct that considers several dimensions of the phenomenon, such as: guidelines, flows and protocols, mapping and identification, reception, translation and interpretation, flexibility, cultural integration projects, continued training, continuous monitoring and evaluation, support network and access to social resources.
Keywords: Migratory flow. Right to education. MERCOSUL.||El flujo migratorio dentro del Mercosur es un tema importante, y la libre circulación de personas es uno de los principios fundamentales establecidos. Aunqué, los derechos humanos son un tema presente en las investigaciones recientes sobre los fenómenos migratorios, los estudios que relacionan el derecho a la educación y los nuevos contornos de las migraciones contemporáneas son aún escasos. Así, el objetivo de este estudio es resaltar las acciones adoptadas por el municipio de Dourados-MS, en materia de garantizar el derecho a la educación de los inmigrantes de la región del Mercosur. La opción metodológica de carácter teórico-documental, con un enfoque cualitativo. Los análisis indican que hacer realidad el derecho a la educación de los inmigrantes requiere una conducta integral que considere varias dimensiones del fenómeno, tales como: directrices, flujos y protocolos, cartografía e identificación, recepción, traducción e interpretación, flexibilidad, proyectos de integración cultural, formación continua, seguimiento y evaluación continua, red de apoyo y acceso a recursos sociales.
Palabras claves: Flujo migratorio. Derecho a la educación. Mercosur.||O fluxo migratório dentro do Mercado Comum do Sul (Mercosul) é uma questão significativa, e a livre circulação de pessoas é um dos princípios fundamentais estabelecidos. Mesmo que direitos humanos seja um tema presente nas pesquisas recentes sobre fenômenos migratórios, ainda são escassos os estudos que relacionam o direito à educação e os novos contornos das migrações contemporâneas. Assim, o objetivo deste estudo é evidenciar as ações adotadas pelo município de Dourados, no Mato Grosso do Sul (MS), no que se refere à garantia do direito à educação aos imigrantes oriundos da região do Mercosul. A opção metodológica é de natureza teórico-documental, de abordagem qualitativa. As análises indicam que a efetivação do direito à educação para imigrantes requer uma conduta abrangente que considere diversas dimensões do fenômeno, como: orientações, fluxos e protocolos, mapeamento e identificação, acolhimento, tradução e interpretação, flexibilidade, projetos de integração cultural, formação continuada, monitoramento e avaliação contínua, rede de apoio e acesso a recursos sociais.
Palavras-chave: Fluxo migratório. Direito à educação. Mercosul.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Viegas, Elis Regina dos Santos | Domingues, Alex Torres
Data
8 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23012 | 10.5212/PraxEduc.v.19.23012.032
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Práxis Educativa; Vol. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | Práxis Educativa; Vol. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | Práxis Educativa; V. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | Práxis Educativa; v. 19 (2024): Publicação contínua; 1-17 | 1809-4309 | 1809-4031
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion