-
The science museum as a space for the provocation of the senses||O museu de ciências como espaço de provocação dos sentidos
- Voltar
Metadados
Descrição
This research had as its theme the aesthetic education and as an objective to discuss how the science museum can also be a space of provocation of the senses, of aesthetic education. Art museums are arguably places of aesthetic education and science museums are generally related to spaces of knowledge, with a focus on the intelligible and not the sensitive. This qualitative research took place at the Oceanographic Museum of the Vale do Itajaí University, located in Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brazil, and the data collection instruments were researchers’ field diaries, photographs and interviews with the museum curator. The analysis of the interview and the diary was based on the content analysis of Franco (2008) and the images according to the concepts of punctum and studium, based on Barthes (2010). The theoretical support counted on Bachelard (2000), Franklin (2019), Heidegger (2015) and Martins (2012, 2014), among others. As a result, it was possible to show that: the oceanographic museum has aesthetically planned spaces, whose organization, lighting and exploration of sounds affect the subject, causing him/her to experience. It was also identified that the choices made by the curators were intentional to raise public awareness and that they enabled spaces and objects to be proposers of experiences because they expand the aesthetic potential of the museum. However, as the experience is an individual movement, not everyone can be affected by it. ||Esta pesquisa teve, como tema, a educação estética e, como objetivo, discutir como o museu de ciências pode ser também espaço de provocação dos sentidos, de educação estética. Museus de arte são indiscutivelmente lugares de educação estética e os museus de ciências geralmente são relacionados a espaços de conhecimento, com foco no inteligível e não no sensível. Esta pesquisa qualitativa ocorreu no Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil, e os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo dos pesquisadores, fotos e entrevista com o curador do museu. A análise da entrevista e do diário pautou-se na análise de conteúdo de Franco (2008) e a das imagens segundo os conceitos de punctum e studium, de Barthes (2010). O aporte teórico de sustentação contou com Bachelard (2000), Franklin (2019), Heidegger (2015) e Martins (2012, 2014), entre outros. Como resultados, foi possível evidenciar que: o museu oceanográfico possui espaços esteticamente planejados, cuja organização, iluminação e exploração de sonoridades afetam o sujeito, provocando-o à experiência. Identificou-se, também, que as escolhas efetuadas pela curadoria foram intencionais para sensibilizar o público e que elas possibilitaram que espaços e objetos fossem propositores de experiências porque ampliam o potencial estético do museu. No entanto, como a experiência é um movimento individual, nem todos podem por ele ser afetados.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Neitzel, Adair de Aguiar | Uriarte, Monica Zewe | Franklin, Katia
Data
31 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16792 | 10.5585/eccos.n53.16792
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 53: Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades; e16792 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Aesthetic education | Science museum | Proposing spaces | Proposing objects. | Educação estética | Museu de ciências | Espaços propositores | Objetos propositores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion