Descrição
This article is an excerpt of my dissertation (RIBEIRO, 2014), which purposed to study the praxis of one of the most outstanding names of the Brazilian cavaquinho, Canhoto do Cavaquinho. In order to characterize his style it has been made an analysis of the recordings throughout his career and also of his interaction with the sociocultural context in the period of his musical learning and professionalization. In this paper I discuss therelationship between his stylistic construction and the pioneering practice of the cavaquinho in choro, observed from the concept of sonic order by the ethnomusicologist John Blacking, as well as the process of transforming an individual style into a reference of a popular genre.||Este artículo presenta un extracto de la disertación (RIBEIRO, 2014) que propuso estudiar la praxis de uno de los mayores referentes del instrumento en la música popular brasileña, analizando y describiendo aspectos importantes de la interpretación rítmica del músico para la caracterización de su estilo desde escuchando grabaciones realizadas durante su trayectoria artística y profesional, relacionándolo con el contexto sociocultural en diferentes períodos de su carrera. En este apartado abordaremos la relación entre la construcción estilística y la práctica de importantes choristas pioneros, vista desde el concepto de orden sonoro, por el etnomusicólogo John Blacking, además de la transformación de un estilo individual en referencia a un género popular.||Este artigo traz um recorte da dissertação (RIBEIRO, 2014) que se propôs a estudar a práxis de uma das maiores referências para o instrumento na música popular brasileira, analisando e descrevendo aspectos importantes da execução rítmica do músico para a caraterização de seu estilo a partir da audição de gravações realizadas ao longo de sua trajetória artística e profissional, relacionando o com o contexto sociocultural em diversos períodos de sua carreira. Neste recorte abordaremos a relação entre a construção estilista e a prática de importantes cavaquinistas pioneiros do choro, observada a partir do conceito de ordem sonora, do etnomusicólogo John Blacking, além da transformação de um estilo individual em referência para um gênero popular.