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The Suvaco de Cobra da Penha Circular and choro’music in the 1970’s: Memory and Cultural Identity||El Suvaco de Cobra da Penha Circular y el género choro em la década de 1970: M=memoria y identidad cultural||O Suvaco de Cobra da Penha Circular e o choro na década de 1970: memória e identidade cultural
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Metadados
Descrição
This article proposes an analysis of the daily life of a Rio bar from a sociological, historical, musicological perspective and the occupation of geographic territories associated with the concept of cultural heritage. The objective is to present the context of musical practices and social relations that took place at Bar Suvaco in Cobra da Penha Circular (RJ), between the 1970s and 1980s, highlighting characters, musicians and, above all, the importance of the Choro genre as an rescue element of collective memory and affirmation of Rio’s cultural identity. The Suvaco de Cobra choro circles rescued pieces by great authors and performers and promoted the initiation of musicians and composers who work today in the Brazilian cultural scene. The theoretical support adopted is based on the concept of memory and space proposed by Maurice Halbwachs, on the studies of collective and individual memory, by Michael Pollak, among others. The appropriation of the geographic space by individuals who are part of a social and cultural network is based on Howard Becker's concepts which was seekingan understanding of the social constitution of a Rio bar. The methodology includes a literature review and the memory recovery through interviews given by members of Suvaco de Cobra to the author of this article.||Resumen: Este artículo propone un análisis del cotidiano en los bares de Río de Janeiro desde una perspectiva sociológica, histórica, musicológica y de ocupación de territorios geográficos asociados al concepto de patrimonio cultural. El objetivo es presentar el contexto de prácticas musicales y relaciones sociales que ocurrieron en el Bar Suvaco de Cobra da Penha Circular (RJ), entre las décadas de 1970 y 1980, destacando personajes, músicos y, sobre todo, la importancia del género Choro como un elemento de rescate de la memoria colectiva y afirmación de la identidad cultural de los cariocas. Las “rodas de Choro” del Suvaco de Cobra rescataron obras de grandes autores e intérpretes y promovieron la iniciación de músicos y compositores que hoy actúan en el panorama cultural brasileño. El soporte teórico adoptado se orienta atraves del concepto de memoria y espacio propuesto por Maurice Halbwachs (2013) y en los estudios de memoria colectiva e individual propuestos por Michael Pollak (1989, 1992), entre otros. La apropiación del espacio geográfico por parte de individuos que integran una red social y cultural se basará en los conceptos de Howard Becker (1977), en la búsqueda de comprender la constitución social de los bares de Rio de Janeiro. La metodología incluye una revisión bibliográfica y el rescate de la memoria a través de entrevistas concedidas por los integrantes del Suvaco de Cobra.||Este artigo propõe uma análise do convívio cotidiano de um botequim carioca sob a perspectiva sociológica, histórica, musicológica e da ocupação de territórios geográficos associados ao conceito de patrimônio cultural. O objetivo é apresentar o contexto de práticas musicais e relações sociais ocorridas no Bar Suvaco de Cobra da Penha Circular (RJ), entre as décadas de 1970 e 1980, ressaltando personagens, músicos e, sobretudo, a importância do gênero Choro como elemento de resgate da memória coletiva e de afirmação da identidade cultural carioca. As rodas de choro do Suvaco de Cobra resgataram obras de grandes autores, intérpretes e promoveram a iniciação de músicos e compositores que atuam hoje no cenário cultural brasileiro. O suporte teórico adotado se fundamenta no conceito de memória e espaço proposto por Maurice Halbwachs, nos estudos de memória coletiva e individual, de Michael Pollak, entre outros. A apropriação do espaço geográfico por indivíduos integrantes de uma rede social e cultural é baseada nos conceitos de Howard Becker na busca de se compreender a constituição social de um botequim carioca. A metodologia contempla a revisão de literatura e o resgate da memória através de entrevistas concedidas pelos integrantes do Suvaco de Cobra ao autor deste artigo.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
BOSCARINO JUNIOR, ALBERTO
Data
5 de janeiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; Vol. 27 No. 2 (2023): Revista Debates; 173-194 | DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; v. 27 n. 2 (2023): Revista Debates; 173-194 | 2359-1056 | 1414-7939
Assuntos
Brazilian Popular Music; Cultural Identity; Collective Memory; Suvaco de Cobra da Penha Circular. | Memory and Music History | : Música Popular Brasileña; Identidad cultural; Memoria colectiva; Suvaco de Cobra da Penha Circular. | Musica y História de la Musica | Música Popular Brasileira; Identidade Cultural; Memória Coletiva; Suvaco de Cobra da Penha Circular. | Memória e História da Música
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed paper | Artículo revisado por pares | Artigo avaliado pelos pares