-
The teaching of Philosophy of Education and the notions of good meetings, event and surface||Enseñanza de Filosofía de la Educación y las nociones del buenos encuentros, acontecimiento e y superficie||O ensino de Filosofia da Educação e as noções de bons encontros, acontecimento e superfície
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to present some considerations about the notions of good meetings, event and surface in the scope of philosophy of education. This is a bibliographic research, based on the construction of knowledge drawn fromthe contributions of contemporary authors, and later studies made by scholars and researchers on the ideas of such authors. This approach is necessary because not all authors treated the theme being studied systematically, butaddressed it only sporadically in some texts. The theoretical foundation is based on authors such as Scruton (2000), Deleuze e Guattari (2010), Deleuze (1992, 2002, 2011), Foucault (2014, 2012, 2012), Pagni (2010; 2012; 2012) among others. First, the study focuses on the description of the three notions mentioned to then present the mutual articulation between these notions. The study ends with the indication of an alternative way to teach the philosophyof education from a combined approach of the notions of good meetings, event and surface.||Este trabajo tiene como objetivo presentar algunas reflexiones sobre las ociones del buenos encuentros, acontecimiento y superficie dentro de la filosofía de la educación. Se trata de una investigación bibliográfica, basado en la construcción del conocimiento a partir de las contribuciones de los escritores contemporáneos y estudios posteriores de estudiosos e investigadores sobre las ideas de estos autores. Esto es necesario porque no todos los autores abordan sistemáticamente el tema en cuestión, pero sólo se le acercaron esporádicamente en algunos textos. El marco teórico se basa en autores como Scruton (2000), Deleuze y Guattari (2010), Deleuze (1992, 2002, 2011),Foucault (2014, 2012, 2012), Pagni (2010; 2012; 2012), entre otros. En primer lugar, el estudio se centra en la descripción de los tres conceptos mencionados para en seguida presentar la relación mutua entre estas nociones. El estudio concluye con la indicación de una ruta alternativa a la enseñanza de la filosofía de la educación desde un enfoque combinado de las nociones del buenos encuentros, acontecimiento y superficie.||Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre as noções de bons encontros, acontecimento e superfície no âmbito da filosofia da educação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada naconstrução de conhecimentos oriundos das contribuições de autores contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as ideias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, mas apenas abordaram-no esporadicamente em alguns textos. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Scruton (2000), Deleuze e Guattari (2010), Deleuze (1992; 2002; 2011), Foucault (2014; 2012; 2012), Pagni (2010; 2011; 2012), dentre outros. Primeiramente, o estudo foca na descrição das três noções mencionadas para, em seguida, apresentar a mútua articulação entre essas noções. O estudo finaliza com a indicação de um caminho alternativo para o ensino da filosofia da educação a partir de uma abordagem combinada das noções de bons encontros, acontecimento e superfície.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mota, Fernanda
Data
17 de setembro de 2018
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/26006 | 10.15448/1981-2582.2018.2.26006
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação
Fonte
Educação; Vol. 41 No. 2 (2018): Dossier – Childhood and the city: dialogues with education; 280-288 | Educação; Vol. 41 Núm. 2 (2018): Dossier – Infancia y ciudad: diálogos con la educación; 280-288 | Educação; v. 41 n. 2 (2018): Dossiê – Infâncias na cidade: um diálogo com a Educação; 280-288 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2018.2
Assuntos
Philosophy of Education. Teaching. Good meetings. Event. Surface. | Filosofia da Educação. Ensino. Bons encontros. Acontecimento. Superfície. | Filosofía de la Educación. Enseñanza. Buenos encuentros. Acontecimiento. Superficie.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion