-
The teaching work and the direction of the profession: a look at the exercise of teaching in the UFU||El trabajo docente y la dirección de la profesión: una mirada a la práctica docente en la UFU||O trabalho docente e os rumos da profissão: um olhar para o exercício da docência na UFU
- Voltar
Metadados
Descrição
The research is in the development stage and have as objective to analyze the professionalization of teaching in public Brazilian universityand in particular in degree courses at Universidade Federal de Uberlândia. It is assumed that changes in paradigms of education established new slogans for the conditions of teaching work and influenced greatly the teaching practice. Thus, the research methodology relies on documentary analysis and review of the literature of the major classics of sociology of education and with the participation of teachers in the exercise by means of testimony in a semi-structured questionnaire reporting on issues of daily living from their work in the classroom. The main results showed the effort to establish spaces for group meetings for the planning of teaching; desire for expansion of autonomy didactic-pedagogical; and easing the work day to be distributed in planning, orientation of the student, research, administrative meetings and evaluation.||La investigación se encuentra en desarrollo y su objetivo es analizar la profesionalización de la enseñanza en la universidad pública brasileña y específicamente en los cursos de pregrado en la Universidad Federal de Uberlândia. Se supone que los cambios en los paradigmas educativos han establecido nuevas palabras clave para la enseñanza de las condiciones de trabajo y han influido mucho en la práctica docente. Por lo tanto, la metodología de investigación tiene un análisis documental y una revisión de la literatura de los principales clásicos de la sociología de la educación y la participación de profesores en ejercicio a través del testimonio en cuestionarios semiestructurados que informan sobre cuestiones cotidianas de su trabajo en el aula. de clase. Los principales resultados obtenidos evidenciaron el esfuerzo por establecer espacios de reunión grupal para la planificación de la enseñanza; deseo de ampliar la autonomía didáctico-pedagógica; y flexibilización de la jornada laboral que se distribuirá en la planificación, orientación del estudiante, investigación, reuniones administrativas y evaluación.||A pesquisa está em fase de desenvolvimento e têm como objetivo de análise a profissionalização da docência na universidade pública brasileira e em específico nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia. Pressupõe-se que as mudanças de paradigmas educacionais estabeleceram novas palavras de ordem para as condições de trabalho docente e influenciaram sobremaneira a prática docente. Sendo assim, a metodologia da pesquisa conta com análise documental e revisão de literatura dos principais clássicos da sociologia da educação e com a participação dos professores em exercício por meio de depoimento em questionário semi-estruturado reportando-se sobre questões cotidianas de seu trabalho em sala de aula. Os principais resultados obtidos evidenciaram o esforço em estabelecer espaços de reuniões em grupo para o planejamento do ensino; desejo de ampliação de autonomia didático-pedagógica; e flexibilização da jornada de trabalho a serem distribuídas em planejamento, orientação do aluno, pesquisa, reuniões administrativas e avaliação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Noádia Munhoz
Data
10 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/38106 | 10.14393/v24n2a2017-10
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24 n. 2 (Jul./Dez. 2017); 497-518 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24 n. 2 (Jul./Dez. 2017); 497-518 | Ensino em Re-Vista; 2017: v. 24 n. 2 (Jul./Dez. 2017); 497-518 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Metodologia de ensino | Docência universitária | Identidade docente e licenciaturas | Teaching methodology | Theaching | University teaching and undergraduate identity | Metodología docente | Docencia universitaria | Identidad docente y titulaciones
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion