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The two Jorges Nagles||Los dos Jorges Nagles||Os dois Jorges Nagles
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Metadados
Descrição
This brief essay discusses two aspects of the bibliographical production of the recently deceased Brazilian educator Jorge Nagle: on the one hand, the critical feature of his first work, Educação e sociedade na Primeira República; on the other hand, the apparently conformist way of his interpretation of the Law nº 5.692/71 in the book A reforma e o ensino. From a personal narrative, by which the essayist revives the meeting he had with professor Nagle approximately six months before his passing, these two Jorge Nagles are presented, in order to explore the dichotomies that separate them and the constants that identify them in (distinct) forms of thinking about Brazil’s “educational reconstruction”.||El breve ensayo apunta dos aspectos de la producción bibliográfica del educador brasileño recientemente fallecido Jorge Nagle: la característica crítica de su primer trabajo, Educação e Sociedade na Primeira República y la forma aparentemente conformista de interpretar la Ley nº 5.5692 / 71 en el libro A reforma e o ensino. Desde una narración personal, a través de la cual el ensayista revive el encuentro que tuvo con el profesor Nagle seis meses antes de su muerte, se presentan estos dos Jorges Nagles, con el fin de explorar las dicotomías que los separan y las constantes que los unifican en formas (distintas) de pensar acerca de la “reconstrucción educativa” de Brasil.||Este breve ensaio discute dois aspectos da produção bibliográfica do educador brasileiro Jorge Nagle recentemente falecido: por um lado, a feição crítica de sua primeira obra, Educação e sociedade na Primeira República; por outro, o modo aparentemente conformista de sua interpretação da Lei nº 5.5692/71 no livro A reforma e o ensino. A partir de uma narrativa pessoal, pela qual o ensaísta revive o encontro que teve com o professor Nagle cerca de seis meses antes de seu falecimento, são apresentados estes dois Jorges Nagles, tendo em vista explorar as dicotomias que os separam e as constantes que os identificam em formas (distintas) de pensar a “reconstrução educacional” do Brasil.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contempáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Oliveira, Fernando Bonadia de
Data
8 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658558 | 10.20396/rfe.v11i3.8658558
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Filosofia e Educação
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 11 No. 3 (2019): Thematic: Research in Education | Filosofia e Educação; Vol. 11 Núm. 3 (2019): Temática: Pesquisa em Educação | Filosofia e Educação; v. 11 n. 3 (2019): Temática: Pesquisa em Educação | 1984-9605
Assuntos
Jorge Nagle | History of brazilian education | Educaction Reforms | Jorge Nagle | Historia de la educación brasileña | Reformas de la enseñanza | Jorge Nagle | Historia da educação brasileira | Reformas do ensino
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - | - | Texto