-
The use of information and communication technologies in undergraduate studies: a report of the experiences with the Hybrid Teaching Model workshop||O emprego das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: relato de experiência sobre a oficina “Modelo Híbrido de Ensino”
- Voltar
Metadados
Descrição
The workshop “Hybrid Teaching Model - Use of Information and Communication Technologies (ICTs) Associated with Classroom Teaching” was part of the V Formation Course for University Professors. Its purpose was to share with other professors the new experiences and challenges faced in the implementation of a hybrid educational design to improve the quality of teaching in practical Restorative Dentistry classes at the School of Dentistry of UFMG. Since current students have a much more interactive and technological profile, the use of a semi-attending teaching methodology improved the participation and quality of classes, solving problems and achieving greater interactivity between students and professors. Sharing that teaching experience contributed to a better preparation of professors who took part in the workshop, allowing them to redesign their courses for the hybrid model, in order to maximize the benefits of ICTs. Through the evaluation of the workshop by the participants after its conclusion, one could observe the motivational character of the workshop and the desire for change in most participants.||A oficina “Modelo Híbrido de Ensino – Emprego de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Associadas ao Ensino Presencial” fez parte do V Percurso Formativo de Docentes do Ensino Superior e teve como objetivo compartilhar com outros docentes as novas experiências e os desafios enfrentados na implementação de um projeto híbrido de ensino, a fim de melhorar a qualidade das aulas práticas de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da UFMG. Considerando que os alunos atuais têm um perfil muito mais interativo e tecnológico, com o emprego da metodologia pedagógica semipresencial, foi possível melhorar a participação e a qualidade das aulas, sanando problemas existentes e conseguindo maior interatividade dos alunos com os professores. O compartilhamento dessa experiência docente pôde contribuir para uma preparação mais adequada dos docentes que participaram da oficina, permitindo a eles redesenhar seus cursos tradicionais para a modalidade híbrida, a fim de maximizar os benefícios das TICs. Por meio da avaliação da oficina, realizada pelos participantes após a conclusão das atividades, observou-se o caráter motivacional da oficina e o desejo de mudança pela maioria deles.
ISSN
2358-6338
Periódico
Autor
Peixoto, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha | Gonçalves, Patrícia Valente Araújo Jacques | Alvim, Hugo Henriques | Amorim, Hanna Carolina Silva | Araújo, André Vítor Alves
Data
30 de abril de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1978 | 10.35699/2237-5864.2015.1978
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Patrícia Valente Araújo Jacques Gonçalves, Hugo Henriques Alvim, Hanna Carolina Silva Amorim, André Vítor Alves Araújo
Fonte
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 5 No. 1 (2015); 183-204 | Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 5 Núm. 1 (2015); 183-204 | Revista Docência do Ensino Superior; v. 5 n. 1 (2015); 183-204 | 2237-5864 | 2358-6338
Assuntos
Modelo híbrido de ensino | Metodologia semipresencial | Tecnologias de informação e comunicação | Hybrid Teaching Model | Semi-attending Teaching Methodology | Informa on and Communica on Technologies
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion