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THE USE OF PODCAST AS AN EDUCATIONAL RESOURCE AND FOR THE SHARING OF INCLUSIVE PRACTICES||A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO RECURSO EDUCACIONAL E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS
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Metadados
Descrição
In the perspective of inclusive education, the teacher has the possibility of a more inclusive pedagogical work, considering the diversity and plurality of each student, specially when using Open Educational Resources (OER). The Open Educational Resources allow adapting the content to different contexts, which works as an important technological tool in pedagogical practices and encourages the active participation of students. Thus, the results of an empirical research that sought to contribute to the promotion of pedagogical practices from the perspective of inclusive education in Vocational and Technological Education (EPT) are highlighted in this article, based on the content produced in a series of podcasts on inclusion focusing on educators and their practices. It is a qualitative research, with semi-structured interviews which included the report of practices developed in three campuses of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC). Interviews were carried out with employees, students and the external community who participated in the inclusive actions. The series of podcasts, called Caçadores de Inclusão, can be accessed for free on Spotify. The results showed that inclusive pedagogical approaches, in addition to valuing differences and collaborative production, can make learning processes more flexible, creative and challenging.||O professor na perspectiva da educação inclusiva ao apresentar sua didática, considerando a diversidade e pluralidade de cada estudante, unindo aos Recursos Educacionais Abertos (REA), tem a possibilidade de um fazer pedagógico mais inclusivo. Os Recursos Educacionais Abertos permitem a adequação do conteúdo para diferentes contextos, os quais atuam como importante ferramenta tecnológica nas práticas pedagógicas e estimulam a participação ativa dos alunos. Assim, coloca-se em evidência os resultados de uma pesquisa empírica que buscou contribuir para o fomento de práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como base, os conteúdos produzidos em uma série de podcasts sobre inclusão com foco nos educadores e suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a qual contemplou o relato de práticas desenvolvidas em três câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Realizaram-se entrevistas com os servidores, alunos e a comunidade externa que participaram das ações inclusivas. A série de podcasts, denominada, Caçadores de Inclusão, pode ser acessada gratuitamente no Spotify. Os resultados demonstraram que as abordagens pedagógicas inclusivas, além de valorizar as diferenças e a produção colaborativa, tornam os processos de aprendizagem mais flexíveis, criativos e desafiadores.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gonçalves Nazário, Karoline | Palesky Juliani, Douglas
Data
2 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/14483 | 10.36311/2236-5192.2024.v25.e024006
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação em Revista | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação em Revista; v. 25 (2024): Fluxo Contínuo; e024006 | Educação em Revista; Vol. 25 (2024): Fluxo Contínuo; e024006 | Educação em Revista; Vol. 25 (2024): Fluxo Contínuo; e024006 | 2236-5192 | 1518-7926
Assuntos
Recursos Educacionais Abertos | Podcast | Educação Inclusiva | Open Educational Resources | Podcast. | Inclusive education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion