-
The use of technology in the bodies of athletes and paratlets: similarities between fiction and reality||El Uso de la tecnología em los cuerpos de atletas e paratletas: similitudes entre la ficción y la realidad||O uso da tecnologia nos corpos de atletas e paratletas: as similaridades entre ficção e realidade
- Voltar
Metadados
Descrição
This article analyses similarities between athletes and parathletes' bodies with the characters in Captain America's films. The technological interactions of Bucky and Falcon are analyzed and related to modern sport. It was possible to observe that the amputated parathletes have their equivalence in Bucky, because their bodies were connected to mechanical parts to overcome their deficiencies and improve their organic capacity. In turn, Falcon uses external tools to enhance his performance, like clothing, equipment, and shoes. In this sense, both characters present elements of technological interactions capable of increasing performance.||En este artículo se discuten las similitudes entre los cuerpos de atletas y paratletas en relación con los personajes de las películas de Capitán América. Bucky y Halcón se analizan a partir de sus interacciones tecnológicas en relación con el deporte moderno. Fue posible observar que los paratletas amputados tienen su equivalencia en Bucky, porque sus cuerpos estaban acoplados a partes mecánicas, que además de compensar sus desventajas, mejora su capacidad orgánica. Halcón, a su vez, tiene su correspondencia con los equipamientos externos de mejora del cuerpo, como la ropa, el equipo, los zapatos, etc. Es decir, ambos personajes presentan elementos de interacciones tecnológicas capaces de aumentar el rendimiento.||Discute-se aqui as similaridades entre os corpos dos atletas e paratletas em comparação aos personagens dos filmes do Capitão América, em que Bucky e Falcão são analisados a partir de suas interações tecnológicas em relação ao esporte moderno. Foi possível observar que os paratletas amputados têm sua equivalência em Bucky, pois seus corpos foram acoplados a partes mecânicas para, além de suprir suas deficiências, melhorar a capacidade orgânica. Falcão, por sua vez, faz uso de ferramentas externas ao corpo que melhoram seu rendimento, como vestimentas, equipamentos, calçados, etc. Isto é, ambos apresentam elementos de interações tecnológicas capazes de elevar suas performances.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Corrêa, Cahuane | Silva, Marcelo Moraes e | Silveira, Viviane Teixeira
Data
4 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8658728 | 10.20396/resgate.v28i0.8658728
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020015 | Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020015 | Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e020015 | 2178-3284
Assuntos
Corpo | Esporte | Tecnologia | Paratleta | Super-heróis | Body | Sport | Technology | Parathlete | Superhero | Cuerpo | Deporte | Tecnología | Paratleta | Súper Héroe
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto