-
The waving of sense – photography and haikai by Roland Barthes||O aceno do sentido – A fotografia e o haikai por Roland Barthes
- Voltar
Metadados
Descrição
Roland Barthes’ first ventures into the comparative possibility between photography and haikai date back to the 1970s with the book The empire of signs, and will span the rest of his work for a decade, culminating in the book Camera lucida. Before that, in the period between 1978 and 1980, in the course entitled The preparation of the novel, ministered in the Collège de France, later compiled in book, Barthes dedicate almost eight weeks, exclusively, to the way of doing Eastern poetry and his photographic suggestion. The subjective and the imaginary, which had already been reserved in all of the Barthesian work, are here reconfirmed. This insistence on the force of singular writing before a pretended objectivity of the world, intended by many but unable to account for the emotional afflictions that move us in this universe of signs, seems to ensure Barthes see haikai and also photography as a particularly exemplar of achieving the peculiar to the detriment of the totality.|| As primeiras investidas de Roland Barthes sobre a possibilidade comparativa entre a fotografia e o haikai datam da década de 1970, com o livro O império dos signos, e vão se estender pelo restante do trabalho dele durante uma década, até culminar com o livro A câmara clara. Antes disso, no período letivo que vai de 1978 a 1980, no curso intitulado A preparação do romance, ministrado no Collège de France, posteriormente compilado em livro, Barthes dedicará praticamente oito semanas, exclusivamente, à forma de fazer poética oriental e sua sugestão fotográfica. O subjetivo e o imaginário, que já tinham assento reservado em toda a obra barthesiana, são aqui reconfirmados. Essa insistência na força da escritura singular diante de uma pretensa objetividade do mundo, pretendida por muitos, mas incapaz de dar conta das aflições emotivas que nos movem nesse universo de signos, parece assegurar a Barthes ver o haikai, e também a fotografia, como uma forma particularmente exemplar de alcançar o peculiar em detrimento da totalidade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bueno, Iury Carlos
Data
24 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8687 | 10.5585/dialogia.N29.8687
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Dialogia
Fonte
Dialogia; Dialogia n. 29; 21-32 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Roland Barthes. Photography. Haikai | Roland Barthes | fotografia | haikai
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion