Descrição
To have your EFL students dramatize a play by Edward Albee per semester, for them to acquire more fluency, improve vocabulary, master grammar rules better, and develop their intonation contours in a closer to natural way in the target language? Not only that, but give them an opportunity to have all these gains, plus to get to know aspects of the American culture through literature in depth and still enable these EFL students to play a crucial role in stimulating the audience’s critical thinking with their presentations to the community and debates with them in Portuguese after the plays. The essay presents an initiative that socializes the instigating power theater has in the countryside of Minas Gerais State by an extension project (MENDES, 2011) that brings plays in English for free to everybody in Viçosa, and gives everyone in the audience a chance to react to the play by taking part in a discussion in Portuguese about the emotional stirring and rational provocation the presentations rouse them into.||Fazer os seus estudantes de Inglês Língua Estrangeira dramatizarem uma peça de Edward Albee por semestre, para que eles adquiram mais fluência, melhorem o vocabulário, dominem melhor regras de gramática, e desenvolvam seus contornos entoacionais de uma maneira mais próxima do natural na língua alvo? Não só isso, mas dar-lhes uma oportunidade de ter todo esse ganho além de possibilitar-lhes ficar conhecendo a fundo aspectos da cultura norte-americana através da literatura e de permitir que esses estudantes de Inglês Língua Estrangeira desempenhem um papel crucial ao estimular o espírito crítico da audiência com suas apresentações à comunidade e debates com ela em português após as peças. O ensaio apresenta uma iniciativa que socializa o papel instigante que o teatro tem no interior de Minas Gerais através de um projeto de extensão (MENDES, 2011) que leva peças em inglês de graça a todos em Viçosa e dá a cada membro da plateia uma chance de reagir ao espetáculo ao tomar parte em uma discussão em português sobre a incitação emocional e provocação racional que a apresentação neles suscite.