-
Theater with babies: narrating experiences in early childhood education||Teatro com bebês: narrando vivências na Educação Infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper refers to the contemporary studies of childhood, having as central field the research with infants. Conceptually, we assume for babies the design established in legislation and in the academic area on early childhood, from birth up to 36 months. The paper was situated in the interface of the experiences of the babies and their enunciations made possible by the scenic activities that we assumed and denominated as theater with babies. The theater with babies consisted of offering an environment thought to receive them, creating a social situation in which their creative activities were potentialized. The methodological approach used was the research with babies, in the kindergarten space in a school in the city of Niterói and the research conclusions are linked to the potency that the theater with babies promotes in the interaction with and among the scenic props. The utterances of babies from the scenic offer directly linked to the act of playing promote unrepeatable events and therefore bearers of experiences that enable their protagonism.||Este artigo tem como objetivo refletir sobre os estudos contemporâneos no campo da infância, tendo como recorte central a pesquisa com bebês. Conceitualmente, assumimos por bebês o desenho estabelecido nas legislações e na área acadêmica que envolve a primeira infância, ou seja, do nascimento até 36 meses. O trabalho situou-se na interface das vivências dos bebês e suas enunciações, possibilitadas pelas atividades cênicas que assumimos e denominamos como teatro com bebês, que consistiu na oferta de um ambiente pensado para recebê-los, criando uma situação social em que se potencializaram suas atividades criadoras. Metodologicamente, a pesquisa com os bebês foi feita no espaço da educação infantil da Escola Nossa, em Niterói, Rio de Janeiro. Como principais conclusões mencionamos a potência que o teatro com bebês promove quando em interação com os adereços cênicos; suas enunciações enquanto, ao mesmo tempo, atores e plateia a partir da oferta cênica vinculada diretamente ao ato de brincar apresentam acontecimentos irrepetíveis e portadores de vivências que possibilitam seus protagonismos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Moreira Lopes, Jader Janer | Miguel Pereira, Luiz
Data
30 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14014 | 10.5585/eccos.n50.14014
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 50 (2019): Educação Infantil e Suas Infâncias; e14014 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Childhood Studies | Research with Babies | Theater with Babies | Historical-Cultural Theory | Estudos da Infância | Pesquisa com Bebês | Teatro com Bebês | Teoria Histórico-Cultural
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion