Descrição
O presente artigo aborda o modo como os territórios contemporâneos - cruzados de ferrovias, rodovias e veículos motorizados - se projetam na literatura, música e cinema, tomando por cenário de fundo a realidade norte-americana: expoente máximo do triunfo da indústria do automóvel. Para esse propósito, são convocadas diversas representações paisagísticas, nesses variados campos da criação artística, da produção de autores de referência da era moderna estadunidense, dentre os quais salientamos Jack Kerouac, Tom Waits, David Byrne e David Lynch, nas formas literária, musical e cinematográfica.||El presente artículo aborda el modo como los territórios contemporáneos – cruzados por ferrocarriles, carreteras y coches – se proyectan en la literatura, la música y el cine, tomando por escenário de fondo la realidad norteamericana: exponente máximo del triunfo de la indústria automóbil. Para ese efecto, convocamos diversas representaciones paisajísticas, en esos variados campos de creación artística, de la producción de autores de referencia de la era moderna estadunidense, entre los cuales destacamos Jack Kerouac, Tom Waits, David Byrne y David Lynch, en las formas literária, musical y cinematográfica.||The article discusses how contemporary territories – traversed by railways, motorways, and cars – are portrayed in literature, music, and cinema. This study approaches this as a backdrop to the United States of America, the epitome of a society on wheels. For this purpose, we summoned many representations of landscape from the diverse fields of art, produced by artists who represent references in modern America, such as Jack Kerouac, Tom Waits, David Byrne, and David Lynch, in the fields of literature, music, and cinema.