Descrição
This text aims to weave the threads that, in a complex way, bind and unbind, silently, the constitution of time in two schools with multigrade classes of Maré Island, questioning the idea of rhythm pattern and pointing concurrency as a possibility for school time. From a methodological point of view was adopted the narrative (auto) biographical and the selected search technique was narrative interview. The study points out that the school time, the two schools surveyed, is invited to recognize the existence and legitimacy of other times, beyond their, is the time of the tide, the work time, the time of symbolic practices, free time and the temporality of the subject.||Este texto tem por objetivo tecer os fios que, de modo complexo, atam e desatam, de forma silenciosa, a constituição do tempo em duas escolas com classes multisseriadas da Ilha de Maré, problematizando a ideia de ritmo padrão e apontando a simultaneidade como possibilidade para o tempo escolar. Do ponto de vista metodológico foi adotada a narrativa (auto)biográfica, e a técnica de pesquisa selecionada foi a entrevista narrativa. O estudo realizado aponta que o tempo escolar, das duas escolas pesquisadas, é convidado a reconhecer a existência e a legitimidade de outros tempos, para além do seu: o tempo da maré, o tempo do trabalho, o tempo das práticas simbólicas, o tempo livre e as temporalidades dos sujeitos.